Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 368 de 2007-02-20 |
Sistema escolar “tem de ser definido”
A polémica do encerramento de escolar foi abordada no final da reunião da Câmara da Covilhã. Carlos Pinto, presidente da autarquia espera que a questão escolar “seja estabilizada de uma vez por todas”.
> Eduardo AlvesNa passada semana, o Sindicato de Professores da Zona Centro (SPZC) adiantava que o Ministério da Educação pretende encerrar mais de uma dezena de escolas em todo o concelho da Covilhã. O tema foi abordado durante um encontro entre Carlos Pinto, presidente da autarquia serrana e a responsável pela Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), em Castelo Branco, onde também estiveram presentes outros autarcas.
Segundo Carlos Pinto, “há várias escolas assinaladas”. Mas o mesmo adianta que ainda não há uma decisão final do ministério para encerrar estes estabelecimentos. No entender do presidente da Câmara da Covilhã, “é de lamentar estarmos sempre a falar do mesmo”. Isto porque, “já no ano passado se falou do encerramento de escolas, agora outra vez”. Para o autarca “era bom que o ministério, de uma vez por todas, pudesse estabilizar a questão das escolas”. Pinto adiantou ainda que o Estado deve conseguir dizer “às famílias, de uma vez por todas, quais as escolas que realmente existem”.
No final desta reunião, o autarca fez um balanço “positivo” da visita da comitiva de brasileiros à cidade serrana. Pinto garante que “o reitor da UBI vai agora delinear as linhas mestras, com o reitor da Universidade de Blumenau, para o intercâmbio de alunos entre as duas instituições”. A Covilhã e a cidade brasileira de Blumenau mantêm uma ligação de parceria a vários níveis, como foi prova disso a integração de uma dezena de empresas de base tecnológica no Parkurbis. As relações podem passar agora pela troca de alunos.
Pinto adiantou também que no próximo mês de Março a Loja Ponto Já poderá ser inaugurada. Esta estrutura a cargo da Instituto Português da Juventude (IPJ) e que está localizada no edifício do Mercado Municipal da Covilhã poderá vir a abrir portas já no próximo mês. Segundo o presidente da Câmara da Covilhã, “existe a possibilidade do secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, vir inaugurar esta estrutura”. Daí que ainda não seja conhecida uma data oficial para a sua inauguração.
Multimédia