Voltar à Página da edicao n. 367 de 2007-02-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Jornal laboratório

> João Canavilhas

O URBI cumpre nesta edição o seu sétimo aniversário. Parece pouco, mas sabendo-se que o jornalismo online em Portugal tem apenas 12 anos, pode dizer-se que é já uma longa história.
Nestes sete anos, o URBI nunca se afastou do seu objectivo inicial: ser um jornal laboratório para os alunos. Nos últimos anos, à vertente laboratorial ligada ao ensino foi adicionada uma outra vertente relacionada com a investigação nos campos do jornalismo, informática e design. Do feliz casamento entre estas três áreas nasceram algumas inovações que na última remodelação – Junho de 2006 - foram dadas a conhecer aos leitores. Com um novo design, uma nova linguagem e novas aplicações informáticas, o URBI posicionou-se no grupo de vanguarda das publicações online.
Seis meses depois desta remodelação, o jornal efectuou um inquérito junto dos leitores e, de acordo com os dados recolhidos, as propostas foram bem recebidas. Todos os inquiridos consideram que a linguagem multimédia utilizada no URBI é adequada á web, 92,8% diz que esta linguagem valoriza a notícia e 78,2% tem a percepção de que o vídeo e o áudio facilitam a compreensão das notícias.A possibilidade de comentar as notícias – um dos níveis de interactividade oferecido nesta última versão - é considerada uma mais-valia por 85,7% dos inquiridos. Infelizmente, o número de comentários está longe do desejável. Também a secção jornal do cidadão – opção introduzida em Junho – tem registado uma participação abaixo das expectativas, o que contraria a propalada vontade dos leitores participares de forma activa no processo noticioso. Os tops do URBI são apreciados por 72,5% dos leitores que habitualmente os consultam, embora apenas 50% acabe por ler as notícias que constam desse mesmo top. A mailing-list e o RSS são, para já, as funcionalidades mais procuradas pelos leitores do URBI.Ao longo destes sete anos de vida, o URBI tem sido a primeira experiência profissional para dezenas de estudantes de comunicação que hoje trabalham em órgãos de comunicação social de todo o país. A eles se deve também o sucesso deste jornal laboratório que espera continuar a contribuir para a formação de novos jornalistas e para o lançamento de novos modelos de informação na web.


Data de publicação: 2007-02-14 10:40:15
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior