Voltar à Página da edicao n. 367 de 2007-02-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A banda da Covilhã apresentou o seu programa de actividades

Banda apresenta programa de actividades

A Banda da Covilhã apresentou o seu programa de actividades para os próximos dois anos. Até 2008, a instituição pretende, entre vários concertos e eventos, conseguir chegar aos mil sócios.

> Eduardo Alves

Já é conhecido o programa de actividades que a nova direcção da Banda da Covilhã pretende levar a cabo nos próximos dois anos. A equipa que foi eleita há cerca de 15 dias apresentou agora as principais actividades para o seu mandato.
Ajudar a revitalizar o Centro Histórico da Covilhã é um dos principais objectivos para a banda. Uma meta que, a princípio pode até considerar-se fora das actividades tradicionais de uma banda de música. Mas os responsáveis por este organismo esperam conseguir trazer para o centro da Covilhã “jovens e actividades musicais”. Projectos que vão estar interligados com outras associações e entidades, como a Câmara da Covilhã, a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e várias filarmónicas do concelho.
De entre as principais actividades marcadas para o biénio, destaque para a continuação da “Escola de Música/Escola de Valores”, que funciona na sede da banda. Sede essa que a nova equipa pretende dinamizar ainda mais. Para tal, os responsáveis agora eleitos querem chegar aos mil sócios. E esta campanha tem nos jovens o público-alvo. Isto porque, durante este mandato, uma das iniciativas a implementar pelos “Sócios sem cotas”. Todos os jovens com menos de 18 anos que se tornem associados da Banda da Covilhã, podem usufruir de todas as regalias de sócios e não pagam as respectivas cotas.
Já no próximo dia 21 de Abril, pelas 21.30 horas, o Teatro-Cine da Covilhã recebe o concerto “Moda e Música”, que tem como coordenadora, Cristina Serra e Rui Rodrigues na decoração. Em Maio será apresentado o primeiro DVD “Banda Sinfónica da Beira Interior”, com obras originais do maestro Campos Costa e poemas de Maria Alice Peixeiro.
Para o dia 2 de Junho, a banda tem agendado um ballet infantil. A sala do Teatro-Cine da Covilhã acolhe, às 18 horas, “O comboio da fantasia”, interpretado pelos “Leões” de Moura. Entre os dias 23 e 27 de Julho está também previsto o “II Estágio da Banda Sinfónica da Beira Interior”, esta actividade também integrada na dinamização do centro histórico.
Já este ano, a banda espera levar a cabo o Concerto Filarmónico 2007. Uma iniciativa que vai decorrer a 9 de Junho de 2007 na Praça do Município da Covilhã. Às 21.30 horas está previsto o desfile das bandas e às 22 horas, um concerto com os participantes neste evento. Esta iniciativa tem uma característica bastante singular, isto porque, segundo os responsáveis pela Banda da Covilhã, são esperados 200 músicos para integrar uma “Mega Banda”. Este número será alcançado através da participação de músicos da Banda da Covilhã, das bandas filarmónicas de Casegas, Paúl, Cortes e Vila do Carvalho e também da Filarmónica Popular de Verdelhos, Filarmónica Recreativa Eradense, Filarmónica de São João da Beira e Filarmónica Recreativa Estrela de Unhais da Serra.
Para a Primavera de 2008, a Banda da Covilhã quer promover o I Festival Música em Festa. Uma iniciativa que decorre durante três dias, nos quais se pretendem apresentar cem concertos em 13 espaços diferentes, com a participação de mil músicos.


A banda da Covilhã apresentou o seu programa de actividades
A banda da Covilhã apresentou o seu programa de actividades


Data de publicação: 2007-02-13 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior