Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 364 de 2007-01-23 |
A magia da ilustração
O gosto pelo desenho e pela ilustração vem de há muito tempo. Mas um trabalho de investigação realizado no âmbito de uma disciplina do curso de Design Multimédia levou Madalena Sena a elaborar um livro para crianças.
> Eduardo AlvesSempre se mostrou uma apaixonada pelo mundo ilustrado. O traço, as cores vivas e os desenhos animados fazem parte do quotidiano de Madalena Sena. Um mundo de contornos bem definidos e salpicado de cores vivas.
Foi precisamente a ilustração que levou esta aluna da licenciatura em Design Multimédia, a escrever um livro destinado às crianças em idade pré-escolar. O desafio começou a ganhar forma num trabalho de investigação feito no âmbito da cadeira “Seminários e Workshop’s”.
Um dos pressupostos desse trabalho “consistia em fazer uma pesquisa sobre um qualquer assunto ligado à arte”. Madalena Sena optou pela ilustração, mas foi mais longe. “Para além da parte que compreende a investigação sobre este tema, sugeri que pudesse fazer a minha própria ilustração”, confessa.
Depois de várias semanas a estudar este tema começou por trabalhar nos desenhos que iriam ilustrar as 21 páginas do “Mundo do João”. Ao longo de toda a investigação Madalena Sena descobriu várias técnicas de ilustração que acabou por utilizar no seu trabalho. As ilustrações presentes neste livro “foram todas feitas à mão, com tinta, pincéis e rolos normais”, explica a autora da obra. A estas imagens foram acrescentados os bonecos que dão vida às personagens desta história. “Estes também desenhados manualmente, mas separados dos vários cenários”, acrescenta. O resultado final resulta da junção das diversas imagens, através de um programa informático.
O primeiro livro de Madalena Sena conta a história de um menino que um dia se fartou do Sol. Toda a história do “João” e da aventura deste é contada em verso. A história, também inventada pela ilustradora “mostrou-se a parte mais difícil deste trabalho”. Isto porque “é toda construída em verso”. Madalena Sena explica que optou por este tipo de apresentação, “porque a minha filha de cinco anos gosta muito mais de livros que contam histórias através de palavras cuja terminologia seja familiar, seja fácil e possível de decorar”. Para além disso, a autora da obra adianta que “as acrianças destas idades gostam muito da sonoridade deste tipo de palavras”.
Tudo feito a pensar nas crianças do pré-escolar e na forma como estas contactam com os primeiros livros. Antes de iniciar uma investigação mais profunda sobre este tema., Madalena Sena tinha já alguns conhecimentos nesta área. “Quer como mãe, quer pelo gosto que tenho pela ilustração sempre tentei olhar de forma diferente para este tipo de livros”. Mas, nos últimos tempos, Madalena Sena tem vindo a notar “a falta de uma moral”. A ilustradora explica que “os livros destinados às crianças apresentavam sempre uma moral, uma história com uma finalidade”. A sua utilização podia ser “muito mais pedagógica”. Actualmente, “em Portugal fazem-se coisas muito boas nesta área, mas também existem cada vez mais livros que não transmitem nada às crianças”. Colmatar esta lacuna é também um dos objectivos da ilustradora. A história do “João”, conta “o que acontecia no mundo caso não existisse Sol”. Uma mensagem que para além de pedagógica “pretende também transmitir uma mensagem”.
A ilustradora está agora em contacto com diversas editoras no sentido de publicar a sua obra. Até porque o “João” já não está sozinho. Por estes dias, nas folhas brancas de papel que povoam a secretária de Madalena começou já a nascer o “Dinossauro Constipado”, um personagem que irá certamente estar presente no próximo livro.
Multimédia