Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Sofia Amaral: uma apaixonada pela música e os seus benefícios

Mulher de seis instrumentos

Para Sofia Amaral, a música é algo indispensável. Toca seis instrumentos e promete não ficar por aqui.

> Andreia Carvalho
> Lília Carvalho

Sofia Amaral, aluna de Ciências da Comunicação da UBI, é uma apaixonada pela música desde pequena. Toca seis instrumentos e esteve ligada à organização de vários eventos musicais.
O gosto pela música revelou-se muito cedo. Na escola, enquanto aprendia o seu primeiro instrumento, a flauta de Bisel, tentava convencer o professor a ensinar-lhe órgão, instrumento que pouco tempo depois aprendeu a tocar sozinha. Aprendeu também acordeão, "o mais difícil", confessou. "Para aprender a tocar viola, tive que aprender cavaquinho", revela Sofia, que só assim pôde aprender melhor como tocar viola.  Considera a viola um instrumento de grande trabalho, pois "é preciso fazê-la chorar ". Por "influência de amigas", o último instrumento a que se dedicou foi a flauta transversal , cujo som lhe agradava há já algum tempo. Mas esta aluna da UBI parece não querer parar por aqui e o violino é o próximo instrumento que pretende aprender, "talvez quando terminar o curso", pois por agora não lhe sobra muito tempo.
Sofia Amaral participou duas vezes no Festival da Canção Jovem pela freguesia de Mioma, no Sátão, e numa delas chegou, juntamente com o seu grupo, ao nível distrital, ganhando o prémio de melhor letra. Foi catequista no ano passado e, na festa de crisma do grupo que acompanhava, o bispo António Monteiro, actual bispo de Leiria-Fátima, felicitou-a pelo seu trabalho junto dos jovens. "Disse-me que nunca desistisse que nunca deixasse de fazer o que faço", revela a aluna de Ciências da Comunicação. Actualmente, Sofia participa no grupo coral da Igreja de Mioma, onde foi nomeada responsável pelo canto, ensaiando o grupo e tocando órgão. Para Sofia a música é algo indispensável e apresenta inúmeros benefícios: quando está "num dia mau", refugia-se na música que a ajuda a descontrair. "A música dá sentido à vida", confessa Sofia Amaral.


Sofia Amaral: uma apaixonada pela música e os seus benefícios
Sofia Amaral: uma apaixonada pela música e os seus benefícios


Data de publicação: 2007-01-23 00:00:10
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior