Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Chenini

> Cátia Felício

Chenini é uma aldeia berbere situada na região de Tataouine, no sul da Tunísia. Partindo de Zarzis, em direcção a esta aldeia, percorrem-se quilómetros e quilómetros sem ver ninguém. As estradas estão desertas. Depois de se passar por Medenine, mais umas horas de viagem de autocarro. À chegada de Chenini, o olhar toca pequenas fortalezas. Mas não são de pedra, nem cimento. São feitas a partir das montanhas onde se encontram. São fortalezas cujos alicerces são apenas natureza. Chamam-lhes ksour, ou no caso de ser só uma, ksar. Foram construídas de forma a proteger os habitantes. Quem aqui vive são comunidades berberes, tais como as que existem no Norte de África. Os ksour mais antigos datam do século XII e alguns ainda continuam a ser usados.
Aqui as pessoas são diferentes. Os cheiros são diferentes. Os sabores também diferem dos ocidentais. Os pratos coloridos são uma fusão de especiarias que nos surpreendem. Picante. Muito picante. É como se fosse um carimbo da casa. Os cucus são a especialidade da região.
Na rua, além do pó que paira no ar, sentimos que estamos num lugar onde a pobreza e a riqueza extrema andam de mãos dadas. Há meninos a vender fios de búzios na rua. Na praia, há homens com camelos e cavalos convidando os turistas para um passeio em troca de alguns dinares tunisinos.
Quem visita a Tunísia encontrará certamente um leque de roteiros turísticos que incluem, quase sempre, a visita ao deserto do Saara ou à ilha de Djerba (local muito conhecido pelos seus mercados).
Muitos desconhecem que há cenas do filme “Guerra das Guerras” gravadas em Chenini, assim como em toda a região de Tataouine. De resto, estes locais continuam à margem dos países mais desenvolvidos, mantendo a sua essência, como se tivessem ficado imunes à passagem do tempo. Como se nada mais importasse além do lugar onde se vive.






Data de publicação: 2007-01-23 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior