Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 363 de 2007-01-16 |
UBI dá sessão de esclarecimentos
Realizou-se ontem, dia 15 de Janeiro, uma sessão de esclarecimentos no Serra Shopping sobre Propriedade Industrial e Financiamento na qual vários lojistas do centro comercial puderam esclarecer dúvidas e ficar a conhecer novos programas de financiamento.
> Cristina Reis“Promover e informar as pessoas que lidam diariamente com indústrias sobre a necessidade de protegerem as suas marcas”, foi um dos objectivos da sessão de esclarecimentos promovida pelo Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial (GAPI) da UBI, realizada ontem na sala da Administração do Serra Shopping às 17 horas.
“Ir directamente ao aos locais onde os empresários trabalham, esclarecer e falar com os lojistas é o pontapé de saída”, segundo Dina Pereira, responsável pelo GAPI, para que estes possam beneficiar de um conjunto de iniciativas que o Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial (GAPI) da Universidade da Beira Interior tem vindo a desenvolver.
A necessidade de ter sido realizada no Serra Shopping prende-se ao facto de muitos dos estabelecimentos da praça de restauração centro comercial já serem clientes do GAPI.
Durante a sessão foi apresentado aos lojistas o gabinete do GAPI, os quais puderam informar-se acerca de assuntos relacionados com o projecto de investimento e de apoio à propriedade industrial promovido pelo GAPI, bem como projectos a que as empresas se podem candidatar. Esclareceu-se, também, o que se entende por marca de um produto, como se pode registá-la, os requisitos técnicos, as exigências administrativas e os custos.
Dina Pereira revelou que o objectivo deste tipo de sessões, para além de divulgar o papel do GAPI, “é chegar perto empresários, é a universidade abrir-se ao mercado lá fora, é ir ao encontro das pessoas lá fora e estar ao lado delas…é divulgar o que é a propriedade industrial e os benefícios para elas”.
Foi, ainda, apresentado o programa de financiamento FINICIA e MODCOM pela Dr. Arminda do Passo, que explicou em que consiste os programas, de que forma os empresários podem beneficiar dos programas e de que forma a universidade e o GAPI pode ajudá-los a implementar o FINICIA e o MODCOM na sua actividade quotidiana.
Esta foi a primeira sessão de esclarecimentos realizada directamente no local de trabalho dos empresários e contou com a participação de cerca de 15 lojistas do Centro Comercial, alguns já com as suas marcas registadas, outros com processo de registo em curso. Estão já marcadas outras sessões de esclarecimento, nomeadamente na associação comercial do Fundão e outra para os lojistas do comércio tradicional da Covilhã.
Multimédia