Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Rogério Palmeiro adianta que no ano passado o GESP recebeu mais de cinco mil propostas de estágio

Gabinete de estágios ganha parcerias com a banca

O Millennium BCP é a mais recente entidade bancária a associar o Gabinete de Estágios da UBI na sua carteira de parceiros. Uma ligação que vai permitir relações mais próximas entre os alunos da UBI e este grupo económico.

> Eduardo Alves

O Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais (GESP) foi escolhido pelo BCP para ser um dos parceiros para o programa “Come and Grow With Us” que inclui estágios de Verão, estágios profissionais, programas europeus, seminários e banking game. Segundo Rogério Palmeiro, responsável por esta estrutura inserida na UBI, “este é mais um programa que contribui para a política de estágios da universidade”.
Esta escolha representa “mais uma forma de reconhecimento do trabalho que aqui é feito”, garante. Palmeiro explica que cada vez mais, “as empresas começam a dar atenção a este tipo de estruturas nas universidades”. O caso do Millennium BCP que se associou ao Gabinete de Estágios neste programa “é só mais um”. Este banco avança agora com uma estratégia de recrutamento onde estão incluídos estágios para alunos que ainda não são finalistas, para aqueles que acabam os cursos e querem enveredar pelo sector da banca e outro tipo de carreiras profissionais.
Sendo um dos dois gabinetes de estágios a funcionar em universidades portuguesas, (UBI e Católica), esta estrutura “tem vindo a crescer de ano para ano”. Sinal disso “foi o convite para estarmos presentes na feira de Saídas Profissionais organizada pelo Agrupamento de Escolas de Arga e Lima”. O Gabinete de Estágios da UBI foi convidado para este certame porque, segundo os organizadores, “representa um caso de sucesso no campo dos estágios profissionais e no relacionamento com as empresas”.
Para 2007 Rogério Palmeiro tem já algumas metas que espera alcançar. A base de dados que agora foi posta à disposição de quem se inscreve no GESP tem novas actividades. O responsável sublinha a importância desta ferramenta para quem esteja à procura do primeiro emprego, de um estágio de Verão ou quem esteja desempregado e procure uma nova ocupação profissional. Isto porque “a partir de agora toda a informação sobre possíveis empregos que nos chega ao gabinete é disponibilizada, de imediato, para todos os interessados que estejam inscritos na nossa base de dados”.
No ano passado o número de alunos a passarem pelo GESP chegou aos 750. Este ano Rogério Palmeiro espera que esse número cresça até aos mil, um objectivo que “não parece muito difícil”. Isto porque, nos três primeiros dias de funcionamento, a base de dados do Gabinete de Estágios “registou mais de uma centena de inscrições”. Este aumento deve-se “ao apelo que estamos a fazer junto dos alunos que ainda não terminaram a sua licenciatura e também a pessoas que já estejam licenciadas, mas que não tenham realizado estágio no ano passado”. Palmeiro adianta que todos os anos, entre 400 e 500 novos licenciados na UBI passam por esta estrutura. Para o futuro, “há que captar os alunos que estejam a meio dos seus cursos, para começarem a integrar estágios de Verão e outras iniciativas similares”. E também “conseguir que os finalistas se inscrevem mais cedo para estágio”. Isto porque, segundo os dados avançados pelo GESP, “a maior parte dos alunos inscreve-se entre Maio e Junho, quando estão perto de terminar as suas licenciaturas”. Caso essa inscrição tenha sido efectuada antes, “todo o processo será mais fácil e a escolha das possíveis entidades onde vai decorrer o estágio, será mais vasta”.
Ao longo de 2006, o GESP recebeu “cerca de cinco mil ofertas de estágios”.
No ano passado, os números do GESP apontam para 750 alunos inscritos e mais de 5000 mil ofertas de estágio ao longo de todo o ano. A grande vantagem de estarem inscritas na base de dados do gabinete passa por ter acesso imediato a todo o tipo de informação e novas ofertas que são encaminhadas para aqui. Para além disso passam também a ter acesso a notícias e possíveis estágios em entidades que funcionam em parceria com o gabinete.


Rogério Palmeiro adianta que no ano passado o GESP recebeu mais de cinco mil propostas de estágio
Rogério Palmeiro adianta que no ano passado o GESP recebeu mais de cinco mil propostas de estágio


Data de publicação: 2007-01-16 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior