Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 363 de 2007-01-16 |
Têxteis portugueses precisam de mais estratégia
Desenvolvimento de novos produtos, controlo dos canais de distribuição e criação de imagem de marca são os eixos estruturantes apontados por Júlio Torcato, director criativo da Salsa, aos empresários do sector têxtil.
> Vânia RodriguesJúlio Torcato, designer de moda e actual director criativo da Salsa, deslocou-se no passado dia 12 à UBI para ministrar uma aula de “Teoria e Crítica da Moda”. Integrada no Mestrado em Design de Moda, esta aula serviu para abordar temas como as estratégias das empresas, o papel do designer e ainda os níveis e linhas de produtos. Júlio Torcato defende que as empresas de têxteis portuguesas têm tido pouca estratégia e pouca visão, sublinhando que a afirmação destas empresas passa por “desenvolver o produto, a marca e controlar o canal de distribuição”.
O designer confessou que o nível dos alunos de Design de Moda formados na UBI lhe pareceu “ bastante bom” facto que relacionou com a grande componente prática oferecida pelo curso. Já no que respeita ao futuro profissional dos estudantes, Torcato admite que, embora existam muitas pessoas à procura de trabalho nesta área, todos vão conseguir arranjar um local de trabalho.
O curriculum de Júlio Torcato é vasto. Vencedor de vários prémios nacionais e internacionais e participante assíduo da Moda Lisboa, o designer tem na Salsa o seu desafio imediato. Aos actuais e futuros profissionais deixa um conselho: “acreditar sempre e gostar muito do que fazem".
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