Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 363 de 2007-01-16 |
O poder da Logística
Mais que um encontro entre profissionais, o Workshop de Logística quis mostrar aos alunos da UBI o que se passa no mundo empresarial
> Cátia FelícioSe antes um iogurte era sempre igual (um líquido espesso e branco resultante de leite fermentado), hoje é muito diferente. É com aloé vera, com bifidus activo ou com outra novidade qualquer. Isto é inovação, afirmou Alcibíades Guedes no Workshop de Logística, realizado na UBI. “É uma contínua de inovação. E isto traz uma logística cada vez mais complicada”, acrescentou o docente que veio da Universidade do Porto para participar no evento organizado pelo departamento de Gestão e Economia da Universidade da Beira Interior, dia 12.
O workshop teve como objectivo motivar os alunos para esta área e complementar a formação académica. Entre os profissionais presentes estiveram, além de Alcibíades Paulo Guedes (docente na Faculdade de Economia da Universidade do Porto), Ana Palinhos (Associação Portuguesa de Linguística), Miguel Teles (Parfois), Luís Cardoso (Barbosa & Almeida), Miguel Redmont (Autoeuropa), Victor Freitas (Microsoft) e Bruno Silva (Link Consulting).
Alcibíades Guedes quis mostrar aos alunos a importância da logística. Referindo que “não há falta de emprego nesta área”, realça que a logística é cada vez mais importante para as empresas. E alerta: “Se pensam que conseguem domesticar os clientes estão enganados”.
Traça o contexto actual da logística e diz que há uma grande diferença entre os melhores e os piores em Portugal. “Somos muitas vezes ineficientes”, acrescenta.
Também Susana Azevedo, docente na UBI e membro da organização do workshop, diz que os clientes são cada vez mais exigentes. Como podem as empresas combater a concorrência? Através da logística as empresas conseguem atingir o grau de agilidade que lhes permite estar um passo à frente dos seus concorrentes e manterem-se no mercado, explica a docente.
Mais que a pressão para a redução dos custos/margens ou o aumento da complexidade, o mundo empresarial está perante um ciclo de vida dos produtos cada vez mais curto. Como é que afecta os resultados? Normalmente mal, diz Alcibíades Guedes, acrescentando que há excesso de oferta e que há que ter em conta os custos logísticos totais. O docente da Escola de Gestão do Porto exemplifica com o caso de sucesso da Zara. “Depende de onde se investe: se no stock ou em abrir lojas”.
Entre os estudos apresentados no workshop, destaca “Logística em Portugal no virar do século”. Além de explicar no que consiste, o especialista em estratégia logística lança a questão: onde estão os líderes? Outros pontos focados foram a motivação e a cadeia logística (sistema integrado que envolve os processos, actividades e recursos logísticos necessários para a materialização da cadeia de abastecimento).
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