Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
GICC com formações continuadas!

Palco bem iluminado!

Um espectáculo não é só actores, encenadores e cenários. A luz também é importante e por isso o Teatro das Beiras organizou mais um workshop sobre iluminação.

> Liliana Sofia R. Silva
> Luis Miguel Simoes

A iluminação é um elemento fundamental na concepção de um espectáculo. Ciente dessa realidade, o Teatro das Beiras organizou, nos dias 6 e 7 de Janeiro, uma acção de formação centrada na iluminação teatral.
Rui Gonçalves, técnico de iluminação que orientou a acção de formação, considera o resultado destes workshops muito positivo, sobretudo numa época em que Portugal reconhece a importância dos técnicos de espectáculo, algo que num passado recente não ocorria. O formador salienta que" o número de escolas de formação de técnicos do espectáculo têm aumentado e a grande maioria dos alunos está a trabalhar". No âmbito da formação, os participantes montaram uma iluminação geral e uma de contraluz, tendo em atenção um princípio fundamental: o espectador não deve notar as mudanças de luz. A excepção é quando estas mudanças fazem parte do espectáculo, algo que ocorre com grande frequência no teatro experimental.
Um ambiente descontraído marcou esta formação ministrada por Rui Gonçalves, um excelente profissional, como referiram os formandos.
Rui Gonçalves iniciou a sua carreira no Teatro dos Beiras, onde adquiriu a alcunha de Rui "Trifásico", por  perguntar constantemente em que local estava a corrente trifásica. O técnico de luz considera que o Teatro das Beiras tem evoluído muito e que já conquistou o seu espaço e o seu público. O formador defende a importância da luz num espectáculo, mas chamou igualmente a atenção para as questões da segurança no trabalho. "Tive bastantes quedas e choques durante a montagem dos espectáculos", disse Rui Gonçalves, relembrando que nem sempre as condições de trabalho neste sector são as ideais.

 


GICC com formações continuadas!
GICC com formações continuadas!


Data de publicação: 2007-01-09 00:00:20
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior