Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A Campos Melo comemora 123 anos de existência

Mais de um século a ensinar

Há 123 anos que a actual Escola Secundária Campos Melo se encontra em actividade. No dia 3 de Janeiro, a escola comemorou mais um aniversário com várias actividades.

> Daniela Silva
> Ana Varela

A Escola Secundária Campos Melo conta já com 123 primaveras e a data foi assinalada com actividades onde participaram antigos e actuais alunos. As festividades englobaram um peddy paper, que decorreu na manhã de sexta-feira. Durante a tarde realizou-se um colóquio onde se recordou a já longa história da escola.
O dia terminou com o painel “Olhares e Desafios”, no qual participaram antigos alunos da Campos Melo. Joana Rocha, actualmente advogada na cidade da Covilhã, foi uma das antigas alunas que se disponibilizou para contar a sua experiência na escola. “É possível estudar nesta escola do interior e chegar a outra cidade, como Lisboa, e sentirmo-nos tão bons ou melhores do que aqueles que lá estudaram”, salientou Joana Rocha. “Foi nesta escola que aprendi o que é ser estudante e acho que isso me serviu para o resto da vida”, concluiu a advogada covilhanense o seu discurso emotivo.
O arquitecto e docente da UBI, Fernando Diniz, voltou à sua antiga escola para lembrar que, enquanto estudante, sempre encontrou “rigor, disciplina e equidade social”. Foi por essa razão que posteriormente integrou o grupo responsável pela construção do pavilhão gimnodesportivo.
Rui Santos Luís, engenheiro civil,  foi aluno da Campos Melo há 25 anos e marcou presença nas comemorações. “Esta escola foi, de facto, uma alavanca para a minha vida profissional”, disse Santos Luís.
Na última intervenção convidada, João Leitão, docente no Departamento de Economia e Gestão da UBI, propôs um esquema de clusterização dinâmica da Beira Interior, apresentando directrizes estratégicas para o desenvolvimento desta região. O docente define cluster como “uma forma de organização espacial que consiste em concentrações geográficas de empresas e instituições numa área específica. As redes de clusters visam promover simultaneamente a cooperação e competição, aquilo a que se chama “coopetição”.
A presidente do Conselho Executivo, Isabel Maria Fael,  lembrou que os propósitos da Campos Melo sempre foram “a formação dos jovens enquanto alunos e pessoas"  ou seja, a nível de instrução e educação. "Respeito, trabalho, rigor, exigência e equidade, são valores praticados nesta escola que deseja continuar a ter um papel de excelência no panorama local, regional e nacional”, salientou Isabel Fael.

> perigeu @ gmail . com em 2007-01-10 16:01:24
A melhor noticia que já li...sim senhor que bela peça jornalistica. Muitos parabens à autora.


A Campos Melo comemora 123 anos de existência
A Campos Melo comemora 123 anos de existência


Data de publicação: 2007-01-09 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior