Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 362 de 2007-01-09 |
Consultas de Optometria na UBI
A partir de amanhã e até dia 18 há consultas gratuitas no Laboratório de Optometria da Universidade da Beira Interior
> Cátia FelícioTodos os anos, mais ou menos por esta altura, os alunos finalistas da disciplina Optometria Laboratorial realizam consultas de optometria dirigidas à população em geral. As consultas são gratuitas e decorrem entre 10 e 18 de Janeiro no laboratório de Optometria da Universidade da Beira Interior (UBI).
“É uma consulta de carácter optométrico onde podemos verificar se a pessoa vê bem ou mal. Ou se existe alguma disfunção. E damos uma receita, ou um parecer, ou um diagnóstico. E as pessoas depois poderão usar essa prescrição para executar numa óptica”, explica Vasco Almeida, docente de Optometria Laboratorial.
A UBI dispõe de equipamentos que permitem aos alunos, no Laboratório de Optometria (perto do bar, na segunda fase/terceiro piso), aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Mesmo assim, Vasco Almeida diz que seria interessante dispor de um espaço maior para gerir melhor o equipamento existente.
No caso de existir, por exemplo, “uma disfunção visual – normalmente não há nenhuma óptica que faça esse tipo de trabalho, (…) que requere treino visual”, a própria universidade pode actuar na resolução deste tipo de problemas. Vasco Almeida acrescenta ainda que estes alunos já estão preparados para ir para o mercado de trabalho. “Felizmente é um curso com uma saída profissional muito interessante. Portanto, é 100 por cento de integração no mercado de trabalho”. Pelo menos, refere, este é o cenário actual.
“A instituição tem de ser vista como tendo alunos finalistas a dar consultas, mas que tenham preparação e que estejam já perfeitamente capazes [para ir para o mercado de trabalho]”. Vasco Almeida diz que tal não acontecia quando o primeiro período de avaliação era logo as consultas ao exterior. Apesar de nos anos anteriores haver mais tempo de consulta à população, este ano optou-se por “menos tempo de consultas, apenas estas duas semanas, mas de mais qualidade. É isso que se pretende”.
As marcações para consulta decorrem no próprio laboratório de Optometria Laboratorial da Universidade da Beira Interior ou através de contacto telefónico: 275 319 700 (extensão 3002) ou 919 840 684.
Multimédia