Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Seis anos a partilhar conhecimentos

> Carla Magalhaes
> Elisabete Cardoso

A Academia Sénior da Covilhã foi fundada a 24 de Fevereiro no ano 2000 por um grupo de 13 cidadãos entusiastas, levadas pelo sonho de Joaquim Gonçalves e pelas mãos de Lídia Xavier e Celeste Raposo.

A ideia surgiu para as pessoas de terceira idade que queriam rejeitar o tédio do tempo livre e encontrar um ponto de equilíbrio para envelhecer com uma maior qualidade de vida, visando o convívio e a promoção cultural.

As instalações, cedidas pela Câmara Municipal da Covilhã, têm várias salas de aula, mas há actividade que decorrem noutros locais com quem a Academia estabeleceu protocolos, como UBI, o Cibercentro e as Escolas básicas e secundárias da Covilhã.

Os sócios da Academia covilhanense ajudaram a fundar as academias congéneres na Guarda e em Seia,  estabelecendo ainda boas relações com outras universidades seniores.

A organização da academia inclui uma reitora e conta com responsáveis pelos departamentos científico-pedagógico, instalações,   finanças e contabilidade, lazer e imagem e de solidariedade e relações públicas.

A universidade tem uma participação activa em vários programas, encontros e concursos de onde se destacam o concurso de cultura geral, o de enfermagem e o encontro nacional de universidades seniores, desenvolvendo várias excursões a teatros, exposições, locais históricos e ainda o passeio anual de vários dias.

Nesta academia, os conhecimentos que as pessoas adquiriram ao longo dos anos podem ser divulgados, valorizados e ampliados, recebendo no final do curso um diploma honorífico e o reconhecimento público.

O número de associados ultrapassa os cem, algo que a direcção considera um bom número, tendo em conta a pequena cidade do interior em que se encontra e os poucos anos de existência.


Data de publicação: 2007-01-09 00:00:20
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior