Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 362 de 2007-01-09 |
Música na Primavera
A 13ª edição do Festival Internacional de Música de Castelo Branco arranca na Primavera com um concerto do violoncelista brasileiro Jaques Morelenbaum, acompanhado pelo seu Trio Cello Samba, revelou na passada semana fonte da organização.
> Notícias da CovilhãO festival, intitulado "Primavera 2007", começa a 05 de Maio no palco do Cine-Teatro Avenida com "uma panorâmica do desenvolvimento do samba ao longo d os tempos, desde as suas raízes até aos dias de hoje", afirmou Carlos Semedo, coordenador do evento.
Composições de autores como António Carlos Jobim, João Gilberto, Caetan o Veloso, Gilberto Gil, João Donato ou Carlinhos Brown fazem parte do espectáculo de Morelenbaum, que contará com a colaboração de Lula Galvão, na guitarra acústica e Marcelo Costa na percussão. "Vão apresentar o samba num ambiente íntimo, próprio de música de câmara", referiu.
Segundo Carlos Semedo, de todos os diversos estilos musicais desenvolvi dos no Brasil, o samba "é um dos que melhor representa a diversidade cultural do país".
"A mistura perfeita de influências da África, Europa e dos nativos brasileiros resultaram num ritmo e numa onda musical plena de charme, sensualidade, requinte melódico e sofisticação harmónica, que é apresentada ao ouvinte para estimular a dança ou simplesmente para ser ouvida como deleite espiritual", afirmou.
Ao longo de 12 edições, o Festival Internacional de Música de Castelo Branco levou até à Beira Interior, entre outros, artistas como o Quarteto Borodin e, Egberto Gismonti, Sequeira Costa, Gaiteiros de Lisboa, Maria João Pires, Artur Pizarro ou o Sibelius String Quartet.
O evento decorre até Junho, constando da programação, ainda não divulga da, cerca de uma dezena de concertos.
Multimédia