Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os estudantes esperam agora que o valor das propinas não seja alterado

Valor máximo das propinas não aumenta nos próximos dois anos

O valor máximo das propinas no Ensino Superior vai manter-se inalterado até 2009, anunciou o ministro da Ciência e do Ensino Superior, Mariano Gago.

> Maria Jose Azevedo
> Cátia Alves Gaudêncio

Em entrevista ao "Diário de Notícias", Mariano Gago afirmou que "a posição política do governo" é a de que "as propinas não aumentarão até ao final da legislatura". "Ao contrário do que pensa grande parte da sociedade portuguesa, não temos estudantes a mais no Ensino Superior (...) temos estudantes a menos e precisamos de muitos mais", sublinhou o ministro, adiantando que "seria ilógico um aumento de propinas" quando o objectivo é atrair alunos.
Mariano Gago defendeu ainda a aposta no reforço da acção social escolar, para "melhorar as condições de acesso dos estudantes com mais dificuldades económicas". O ministro assumiu também a intenção de consolidar "o sistema de empréstimos reembolsáveis em função do rendimento [dos alunos]".
O governo e a banca estão em negociações para pôr em prática esta medida já no próximo ano lectivo, friou o ministro. O responsável anunciou também que os indicadores de desemprego entre os licenciados vão passar a incluir os cursos e as instituições que os formaram, a fim de se responsabilizar o sector universitário. O valor máximo da propina anual nas universidades é actualmente de 920,17 euros e nos politécnicos é de 850 euros. 

Fonte: Público


Os estudantes esperam agora que o valor das propinas não seja alterado
Os estudantes esperam agora que o valor das propinas não seja alterado


Data de publicação: 2007-01-09 09:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior