Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 360 de 2006-12-26 |
Aldeias do Xisto são sucesso turístico
O projecto Aldeias do Xisto está a ter sucesso turístico principalmente nos mercados alemães e países nórdicos, bem como segundas habitações para portugueses.
> Notícias da CovilhãPaulo Fernandes, presidente da associação de desenvolvimento Pinus Verde é quem salienta que o objectivo inicial do projecto era ter mil pacotes de fim-de-semana vendidos por ano para assegurar a sustentabilidade e viabilização desta iniciativa. Fernandes diz que cerca de 400 mil pessoas visitaram as 23 aldeias e as 19 praias fluviais, e dos visitantes salienta o interesse de portugueses, oriundos da região, em adquirir uma segunda habitação. Os pacotes turísticos incluem alojamento, alimentação em restaurantes e várias actividades com a natureza, que já está a ser comercializado no mercado alemão por um operador turístico.
O projecto estava orçado em um milhão de euros mas ainda restaram 25 mil euros para utilizar até ao final do tempo de vigor. Depois de terminada esta fase vai ser criada a associação de desenvolvimento das Aldeias do Xisto, intitulada Xistor. A Pinus Verde tem, neste momento, 77 parceiros, instalados na região, entre os quais 10 empresas de animação turística, nove restaurantes, 21 unidades de alojamento, no total 185 quartos e 335 camas.
Para o final de 2007 estimam-se cerca de 12 unidades de alojamento com 50 camas e oito restaurantes qualificados e para garantir a qualificação de tudo o que integra as Aldeias do Xisto ponderam a criação de um selo de qualidade.
O projecto de desenvolvimento visa a recuperação das 23 aldeias, em 13 municípios do interior e uma das vertentes contempla a criação de um destino turístico.
Multimédia