Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
As Pontes de Esparguete voltam a estar em destaque na UBI

Pontes de Esparguete voltam à UBI

No próximo dia 14, a Unidade de Ciências de Engenharia promove mais uma edição do concurso “Pontes de Esparguete”. O evento tem lugar a partir das 9 horas, no Edifício das Engenharias.

> Eduardo Alves

Um dos mais conhecidos e concorridos eventos da UBI volta a repetir-se no próximo dia 14. As “Pontes de Esparguete” estão de volta à academia através da Unidade de Ciências da Engenharia.
Este desafio tem como principal objectivo “incentivar as capacidades criativas dos alunos no projecto de uma ponte”, adiantam os responsáveis. Ponte essa, construída com um material tão comum como a esparguete. Todas as pontes a concurso podem apenas recorrer ao vulgar alimento e a cola.
Os promotores do evento garantem que este tipo de actividades visa também “aumentar o interesse dos alunos pela criatividade e pela investigação”. Através da construção de modelos com este tipo de material, consegue-se um exercício simples “na procura de soluções engenhosas para os problemas propostos”.
A concurso vão estar, como nas edições anteriores, duas categorias. Resistência e estética são as áreas onde os alunos da UBI podem inscrever as suas construções. No regulamento deste evento, a categoria “resistência” visa a construção de uma ponte capaz de suportar a maior carga possível. O recorde do concurso da UBI está em 45,8 quilogramas e pertence a Paulo Enes. Já na categoria “estética” pretende-se uma ponte “que seja arquitectonicamente agradável”.


As Pontes de Esparguete voltam a estar em destaque na UBI
As Pontes de Esparguete voltam a estar em destaque na UBI


Data de publicação: 2006-12-12 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior