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Revisão do Novo Estatuto dos docentes

O Novo Estatuto da Carreira Docente (ECD) foi debatido no dia 7 de Dezembro pelo SPZC com o objectivo de mudar o seu "carácter economicista".

> Elisabete Cardoso
> Carla Magalhaes

Discutir o novo estatuto dos docentes foi o objectivo da conferência “O exercício da actividade docente na educação pré-escolar, ensinos básico e secundário à luz do novo ECD”, organizado no passado dia 7 pelo Sindicato de Professores da Zona Centro. Os docentes estão preocupados com a progressão nas carreiras, salientando que o Governo está a optar por critérios economicistas em detrimento do mérito dos professores.
Carlos Costa, do SPZC, considera que problema aumentou com a aprovação do processo de Bolonha, pois coloca “a dificuldade da formação inicial dos professores, num processo que não é claro”. Lamenta ainda a falta de diálogo por parte da tutela desta área. Um dos maiores problemas que se coloca é a possibilidade de este conjunto de leis trazer instabilidade para os sistemas de ensino, na medida em que se considera que estas leis servem somente para conter as despesas e restringir a liberdade do professor no exercício da sua profissão, refere ainda Carlos Costa.
Uma das docentes, que pediu para não ser identificada, mostrou a sua indignação a vários níveis. Como professora vê a sua carreira ser desprezada e como mãe nota a falta de preocupação da tutela em relação à família, um importante factor de estabilidade emocional.
Após um conjunto de iniciativas promovidas para lutar contra este novo estatuto, os sindicalistas aguardam que o Ministério volte à mesa de negociações para dialogar.






Data de publicação: 2006-12-12 00:01:00
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