Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Um mestrado ou doutoramento, hoje em dia, não garante o emprego

Mito da empregabilidade

Em tempos, a obtenção de um grau universitário era garantia de empregabilidade, no entanto, este facto, actualmente, não passa de um mito.

> Catarina Reixa
> Cesar Duarte Ferreira

Uma licenciatura foi em tempos garantia de emprego, actualmente, este facto não passa de um mito. As estatísticas representativas do desemprego entre a população jovem licenciada revelam números preocupantes e, com tendência crescente.
A falta de informação credível relativa ao emprego real, associada à ilusão de que a obtenção de um grau universitário representa a porta de entrada no mercado de trabalho está na origem das presentes dificuldades.
Para combater esta tendência é necessário a tomada de medidas que, segundo o Sindicato Nacional do Ensino Superior passa pela definição de uma política assente no respeito pelos seguintes princípios fundamentais: a construção de um clima de confiança através da abertura de um processo de consulta pública e de diálogo com todos os intervenientes; a clara enunciação dos objectivos e a explicitação dos meios da política do ensino superior, relativamente aos horizontes de crescimento e à articulação entre sectores e; por fim, a defesa e promoção da qualidade do ensino e da investigação científica, alcançada através do investimento e da dignificação no ensino superior.


Um mestrado ou doutoramento, hoje em dia, não garante o emprego
Um mestrado ou doutoramento, hoje em dia, não garante o emprego


Data de publicação: 2006-12-07 16:29:34
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior