Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 357 de 2006-12-05 |
Ensino Básico em discussão
Os departamentos de Matemática e de Psicologia e Educação promoveram, no passado dia 24 de Novembro, uma conferência intitulada "Avaliação Cognitiva: Crianças em Idade Escolar". Esta conferência insere-se no âmbito das actividades promovidas por um projecto que visa avaliar os alunos do ensino básico da região da Cova da Beira
> Cristina ReisA conferência, apresentada pela docente Maria José Miranda, iniciou-se com uma breve introdução acerca da terminologia e conceitos no âmbito da Psicologia. Esta introdução permitiu ao público perceber mais facilmente os dados compilados pela investigadora numa investigação que efectuou testes cognitivos a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos completos.O objectivo da oradora consistiu em divulgar informações e esclarecimentos úteis para um projecto em curso, financiado pela Gulbenkian. Este projecto, que consiste em avaliar alunos do ensino básico da região da Cova da Beira através das respostas dadas a testes fornecidos pelos responsáveis do projecto, é coordenado pela docente da UBI, Eugénia Ferrão.Maria José Miranda deu especial relevo ao facto dos testes cognitivos constituírem uma ferramenta limitada, na medida em que existe uma série de factores sócio-culturais que influenciam a resposta da amostra em estudo. A investigadora realçou que "os testes são um meio e não um fim".Este estudo baseou-se num instrumento específico ECNI- Escala Colectiva de Nível Intelectual, que é uma medida compósita de aptidão geral construída para a população escolarizada. Segundo Maria José Miranda, a ECNI satisfaz pela observação e despistagem nos níveis etários a que se destina e pela metodologia de construção em escolaridade regular.O período de debate que se seguiu à apresentação deixou a organização satisfeita com a iniciativa, pois demonstrou o interesse da temática abordada.
Multimédia