Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O blogue

A história de um blogue

Criado em Maio de 2004, o blogue “Chicken Charles – o anti-herói” está a tornar-se um dos mais mediáticos espaços da blogosfera. Sem novos textos desde Fevereiro de 2006, este espaço ganhou mais fôlego com o processo judicial que decorre no Tribunal da Covilhã.

> Eduardo Alves

“Eu, Chicken Charles o Anti-herói, confesso-me!”, assim começa, quinta-feira, 20 de Maio de 2004, o blogue “Covilhas”. Um espaço onde é retratado o quotidiano de “Chicken Charles (C.C.) um galo que vive num pequeno Galinheiro na Quinta da Covilhã. Ou melhor, C.C. não vive no Galinheiro... É o Dono do Galinheiro. Ele controla todas as Galinhas e a sua vontade emana por toda a Quinta”.
Um blogue criado para contar as tropelias e verdades deste anti-herói, mas que ainda assim, deixa claro que “qualquer semelhança com a realidade, é, ou será, pura coincidência”. Durante dois anos, Chicken Charles colocou neste blogue 59 textos que descreviam episódios da vida social e política da cidade neve. Carlos Pinto, o social-democrata que preside a autarquia serrana também tomou conhecimento deste espaço e viu nele “a maior ofensa pública” de toda a sua vida. Isto porque, segundo o autarca, uma boa parte dos textos faz referência à sua pessoa, de alguns familiares e membros da sua equipa de trabalho.
Pinto acabou mesmo por mover uma queixa por difamação e a Polícia Judiciária chega, através do IP utilizado para criar o e-mail presente no blogue, ao computador de David Duarte. O designer de 29 anos, a residir na freguesia da Boidobra é agora acusado de ser o autor dos textos publicados no referido blogue.
De entre o conjunto de 59 textos que ainda podem ser lidos no “Chicken Charles”, o Ministério Público seleccionou 13, como tendo expressões que ligam directamente ao presidente da câmara. Este espaço criado em Maio de 2004 teve o seu período áureo nos meses de Setembro e Outubro do mesmo ano, com a colocação quase diária de novos textos. Quartas, sextas e sábados foram os dias em que o autor ou autores mais “trabalharam”. Numa análise mais detalhada, os domingos e as segundas-feiras foram dias de “menos movimento”. Facto talvez relacionado com a periodicidade dos jornais regionais, onde o blogue vai, por vezes, buscar assuntos.
Contudo, a 25 de Dezembro de 2004, uma prenda “amarga” para os leitores do espaço. Quem geria o “Covilhas” anuncia pela primeira vez o seu encerramento. Isto “devido às ameaças à integridade física” e à voz de contestação que se criou naquele espaço. O silêncio dura até à véspera do Dia da Liberdade. A 24 de Abril de 2005, Chicken Charles volta a “piar” e anuncia o seu regresso. Coisa que acontece a 10 de Maio de 2005, com a introdução de um pequeno comentário, mas a 17 de Fevereiro de 2006, o autor termina a sua actividade dizendo “Eu sei o que tu andaste a fazer desde o ano passado”.

Voltar à página inicial


O blogue
O blogue "Chicken Charles" regista já mais de 20 mil visitas


Data de publicação: 2006-11-28 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior