Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 356 de 2006-11-28 |
“Investir no próprio negócio” em apresentação na UBI
O Centro de Apoio à Criação de Empresas (CACE), da Beira Interior, esteve na UBI para divulgar os apoios fornecidos pelo centro a quem pretende abrir um negócio. “Empreender” e “inovar” foram as palavras mais ouvidas na sessão que contou com a presença do director do CACE.
> Carla AbrantesUltrapassar os obstáculos na criação do próprio negócio foi o objectivo da apresentação, feita por António Andrade Ferreira, director do CACE da Beira Interior, na passada sexta-feira, 24, na UBI.A conferência, organizada no âmbito do Mestrado em Empreendorismo e Criação de Empresas a decorrer na UBI, contou com a presença de alunos de mestrado e das licenciaturas de Marketing e Gestão.
A promoção do centro na universidade foi, para o director, “uma forma de incentivar os jovens universitários a investir na criação de uma empresa e esclarecer algumas dúvidas que estes possam ter sobre o assunto, pois a maioria da população desconhece a existência de apoios ao empreendorismo”.
A apresentação de António Ferreira deu a conhecer as infra-estruturas e serviços de apoio, disponibilizados pelo CACE que ajudam a desenvolver ideias e apostam no incentivo ao empreendorismo e inovação”. Adiantou que o centro que preside dá primazia a projectos de jovens empreendedores qualificados, com características inovadoras, modernas e competitivas para o mercado” e salientou “a importância de se ter autoconfiança, tomar uma atitude pró-activa e assumir o risco”.
Na sessão lançou-se o desafio aos alunos de Marketing e Gestão, para criarem um projecto conjunto de estruturação de uma empresa. António Ferreira referiu ser “fundamental partilhar experiências e conhecimentos” e alertou para a importância do contacto dos alunos com a realidade empresarial, sobretudo o trabalho de campo, que são componentes acessórias do ensino académico e facilitam a inserção no mercado de trabalho.Os alunos aproveitaram a aula aberta para reflectir a estruturação dos cursos universitários que consideraram demasiado teóricos e com carência de proximidade ao mundo empresarial.
Anabela Dinis, docente da universidade e coordenadora do mestrado, afirmou ter sido “proveitoso para todos os que assistiram à palestra”. Algo confirmado por Tomé Ferrão, aluno de 4.º ano de Marketing ficou bastante “esclarecido e satisfeito”com a apresentação do CACE e disse ter “contribuído para solidificar ideias em relação ao projecto de final de curso”.
Multimédia