Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A apresentação do caso SEXPE decorreu no anfiteatro do edifício Ernesto Cruz

SEXPE estudado na UBI

O Director Gerente do SEXPE veio à UBI para apresentar um Centro de Emprego inovador. Na conferência apresentou os princípios básicos em que assenta o seu método.

> Susana Duarte
> Ana Catarina Mendes

No âmbito da Pós-graduação em Marketing Territorial, a UBI promoveu no sábado, dia 25 de Novembro, a conferência intitulada “La Administración Pública Facilitadora: El caso SEXPE". “Mostrar que existem organizações públicas inovadoras”, foi o ponto de partida para a conferência apresentada por Jaime Ruíz, Director Geral do SEXPE da Junta da Extremadura. Excelência, inovação, motivação, liderança, satisfação dos colaboradores e melhoria da qualidade dos serviços prestados são princípios fundamentais deste Centro de Emprego e Formação.
O principal problema verificado pela instituição é não encontrar trabalhadores motivados e é nesse campo em que o SEXPE vai ajudar, pois só com motivação se pode captar funcionários. “A chave é trabalhar com eles, neles e por eles”, explica o orador realçando que em qualquer organização inteligente são as pessoas o vime do cesto.
De acordo com Jaime Ruíz, o emprego e a formação de trabalhadores e desempregados é competência das comunidades autónomas. Neste sentido o SEXPE elabora um programa de inserção laboral através de uma programação extraordinária de oficinas de emprego, denominadas de Talleres de Inserción. Estas oficinas são dirigidas a pessoas com especiais dificuldades de integração no mercado de trabalho e em risco de exclusão, a fim de proporcionar a qualificação profissional necessária, para desenvolver uma ocupação. O especialista acrescentou ainda, que o seu método de trabalho acaba com a burocracia e baseia-se na planificação estratégica, “Os papéis reproduzem-se, são muito perigosos”, realçou.O Director do Centro de Emprego da Extremadura, terminou a sua palestra referindo que possui o melhor serviço público de emprego de Espanha, que põe diante as pessoas e a sua missão se alicerça em “trabalhar para que as outras pessoas possam trabalhar”.


A apresentação do caso SEXPE decorreu no anfiteatro do edifício Ernesto Cruz
A apresentação do caso SEXPE decorreu no anfiteatro do edifício Ernesto Cruz


Data de publicação: 2006-11-28 00:02:30
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior