Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Últimas - Edição: 354 - 2006-11-14

14º salão automóvel da Beira Interior

O pavilhão da ANIL vai acolher o 14º Salão Automóvel da Beira Interior. A feira abre no próximo dia 23, quinta-feira, e encerra dia 26, domingo. O evento é promovido pela Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP) e decorre entre as 18 e as 0.00 horas, nos dias previstos.
[ 2006-11-20 16:29:21 - Ler mais ]

 

Sporting da Covilhã ganha para o campeonato

A vitória do Sporting da Covilhã foi por 1- 4 contra o Avanca, no jogo de ontem da série C da 2ª divisão. Os marcadores deste encontro foram João Cardoso, Bruno Nogueira e Pesquina. Os "leões da serra" continuam na busca pelos primeiros lugares, ainda que a 10 pontos do Fátima, que detém o 1º lugar. No próximo domingo, 26, recebe o Penalva do Castelo, que ocupa a 5ª posição, um lugar acima dos serranos.
[ 2006-11-20 16:28:20 - Ler mais ]

 

Próxima campanha de recolha de alimentos

É já nos próximos dias 25 e 26 que a Federação Portuguesa de Bancos Alimentares e os Bancos Alimentares Contra a Fome promovem mais uma campanha de recolha de alimentos. As grandes superfícies e os supermercados da região da Cova da Beira são os palcos destes donativos. Uma outra campanha, a Campanha-Vale, que permite a recolha de alimentos em lojas de pequena dimensão, sendo na mesma à escolha do consumidor o produto que vai doar, terá lugar entre 25 de Novembro a 3 de Dezembro de 2006.
[ 2006-11-20 16:27:27 - Ler mais ]

 

Todos diferentes, todos iguais

Começou no passado dia 16 a segunda edição da Campanha "Todos diferentes, todos iguais", que tenciona promover o debate em torno dos Direitos Humanos, da diversidade e da participação. A primeira edição realizou-se em 1995, comemorados 50 anos depois da II Guerra Mundial, apelando o combate ao racismo e à intolerância. Uma vez bem sucedida, surge, por iniciativa dos Estados Membros do Conselho da Europa, em parceria com a Comissão Europeia e o Fórum Europeu da Juventude, esta segunda edição. Esta Campanha terá lugar até Setembro de 2007 e, para além das diversas participações que vai proporcionar, vai também soar pelas televisões, pela rádio, bem como pela imprensa e pelo próprio cinema, de forma a que as pessoas, sobretudo os jovens, que são os principais destinatários, consigam olhar umas para as outras sem "um olho preconceituoso", afirmava Maria Geraldes, Presidente do Instituto Português da Juventude.
[ 2006-11-20 16:26:21 - Ler mais ]

 

Museu do Queijo em Peraboa

Foi hoje escolhido o projecto vencedor do Concurso de ideias para Museu do Queijo em Peraboa. O concurso destinou-se apenas a alunos de terceiro ano de Arquitectura da Universidade da Beira Interior (UBI), a frequentar a disciplina de Projecto III. Em grupos de três ou quatro elementos, os 50 alunos criaram 12 projectos que estarão expostos no Pólo de Engenharias da UBI a partir de segunda-feira, dia 20.
Maria de Fátima Neto, Nelson Branco e António Coelho são os autores do projecto de remodelação seleccionado e que vai ser realizado. O Museu do Queijo, em Peraboa, nascerá da remodelação de uma casa em ruínas na localidade. Prevê-se que as obras comecem ainda antes do final de 2007.

[Desenvolvimento na próxima edição]
[ 2006-11-17 15:28:39 - Ler mais ]

 

Futsal: UBI empata com AAC

A equipa de futsal da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) deslocou-se ontem a Coimbra para enfrentar a Associação Académica de Coimbra (AAC). O jogo a contar para a terceira jornada da Liga Universitária de Futsal (LUF) teve como resultado final o empate de 1-1.
Na LUF as equipas dividem-se em duas zonas: Norte e Sul. Em relação à zona Sul, o Instituto Politécnico de Leiria e a Universidade da Beira Interior lideram com quatro pontos. Cada uma destas formações registou um empate, ambos contra a AAC.
[ 2006-11-17 14:37:56 - Ler mais ]

 

Neve já cai na Serra da Estrela

A neve começou hoje a cair na Serra da Estrela, na zona dos Piornos. É a primeira vez que tal acontece este Outono. De acordo com a agência Lusa, as autoridades responsáveis vão começar a espalhar sal na estrada, para manter a circulação.
As previsões meteorológicas apontam para a continuação de queda de neve nos próximos dias. Os automobilistas que cruzem a Serra da Estrela devem prevenir-se com correntes para neve.
[ 2006-11-16 14:41:49 - Ler mais ]

 

Prémio Literário António Paulouro

Carlos Vaz e Jorge Carlos Amaral de Oliveira foram os dois escritores distinguidos com o Prémio Literário António Paulouro, instituído pela Câmara Municipal do Fundão. A edição de hoje do jornal Público avança que o prémio, no valor de 7500 euros, vai ser repartido pelos dois escritores. Jorge Carlos Amaral de Oliveira, de 54 anos, conquistou o prémio com a obra Maïyushi, e Carlos Vaz foi escolhido pela obra Capricho 43.
O Prémio Literário António Paulouro perpetua a memória do fundador do Jornal do Fundão, falecido em Agosto de 2002.
[ 2006-11-16 10:46:49 - Ler mais ]

 
A atleta portuguesa consegue a sua sexta vitória este ano

Vanessa Fernandes volta a ganhar

A atleta portuguesa Vanessa Fernandes conquistou o primeiro lugar na 15ª etapa do Circuito da Taça do Mundo de Triatlo. A prova que se realizou no passado fim-de-semana em New Plymouth, na Nova Zelândia recebeu desportistas de todo o mundo. Esta foi a sexta vitória portuguesa. [Desenvolvimentos na próxima edição]
[ 2006-11-16 10:43:35 - Ler mais ]

 
O evento vai ter lugar no Grupo Desportivo Teixosense

Teixo Garagem Rock

A Associação Cultural e Desportiva Jovem Teixo vai promover a terceira edição do Teixo Garagem Rock. Um evento que terá lugar no próximo dia 2 de Dezembro, pelas 22.30 horas no salão do Grupo Desportivo Teixosense. Esta iniciativa tem como cabeça de cartaz a banda “Mata Ratos”. Mais informações sobre este evento podem ser consultadas em http://teixogaragemrock.awardspace.com/ .
[ 2006-11-16 10:36:06 - Ler mais ]

 
O Dia Mundial de Filosofia é também comemorado na UBI

Dia Mundial da Filosofia

O núcleo de Estudantes da licenciatura de Filosofia da UBI comemora amanhã, 16 de Novembro, o Dia Mundial de Filosofia. Esta data vai ser assinalada com uma Oratio Sapientiae proferida por António Carreto Fidalgo com o título “A Importância da Filosofia, Hoje”. Este evento tem lugar no Anfiteatro I da UBI, pelas 16 horas.
[ 2006-11-15 17:31:07 - Ler mais ]

 
O encontro terá lugar no CHCB

Acção/Convívio da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla

Com o objectivo principal de intervir junto do doentes com Esclerose Múltipla, a SPEM vai promover mais uma acção/convívio no Centro Hospitalar da Cova da Beira. O evento terá lugar no próximo dia 25 pelas 14.30 horas e conta com duas conferência subordinadas à “Fisioterapia” e “Hidroterapia”.
[ 2006-11-15 17:16:50 - Ler mais ]

 

Poluição na Serra da Estrela

Dezenas de fitas de plástico utilizadas para demarcar o percurso da prova de BTT Mega-Avalanche Serra da Estrela continuam neste parque natural duas semanas depois do evento desportivo. A situação foi denunciada em dois blogues, http://ocantarozangado.blogspot.com e http://estrelanoseumelhor.blogspot.com.
As fitas brancas e vermelhas com o logótipo da Vodafone, usadas para delinear o percurso ainda continuam afixadas nas árvores, pedras e arbustos.
De acordo com a edição de hoje do jornal Público, Fernando Matos, director do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), disse estar a averiguar a situação. A prova decorreu dia 29 de Outubro nos trilhos deste parque natural.
Artur Costa Pais, responsável pela Turistrela, entidade que organizou a prova, em conjunto com Marco Fidalgo, minimizou a situação. Referindo que as fitas não são problema, justifica que “depois de retiradas fica tudo como estava”.


[ 2006-11-15 16:53:42 - Ler mais ]

 

Torneio de Voleibol na UBI

É já amanhã, dia 16, que as equipas da AAUBI jogam no I Torneio de Apuramento de Voleibol. A prova decorre Quinta e Sexta-feira no pavilhão desportivo da UBI e marca o início das competições da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).
A equipa feminina de voleibol da AAUBI entra em campo às 10h30 para enfrentar a equipa de Aveiro, às 15h45 com a de Vila real e às 19h30 com a de Faro.
Enquanto a competição feminina conta com sete equipas inscritas, a masculina conta com oito equipas. A equipa masculina da AAUBI enfrenta, também amanhã, a equipa de Vila Real às 10h30, a de Aveiro às 14h30 e a de Leiria às 17h00.
Após a primeira fase, onde há dois grupos distintos para cada género, são apurados o primeiro e segundo classificados de cada grupo para a segunda fase (meias finais e final), a decorrer no dia 17.

Mais informações:

http://www.ubidesporto.blogspot.com/
[ 2006-11-15 15:27:25 - Ler mais ]

 

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior