Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O julgamento levou à barra do tribunal David Duarte

Anti-herói em tribunal

O presumível autor do blogue “Chicken Charles – o anti-herói” foi apresentado em tribunal na passada semana. Um julgamento que resulta de uma queixa por difamação apresentada pelo actual presidente da Câmara da Covilhã.

> Eduardo Alves

David Duarte, de 29 anos, natural da freguesia da Boidobra, é o único réu de um julgamento que visa apurar o autor do blogue “Chicken Charles”. Esta acção, que decorre no Tribunal da Covilhã, resulta de uma queixa-crime por difamação apresentada por Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã.
A primeira sessão deste julgamento teve lugar na passada quarta-feira, dia 8 de Novembro. Data em que foram ouvidas pela juíza Rosa Lima Teixeira, as principais testemunhas de acusação deste processo. O primeiro a depor foi mesmo o presidente da autarquia. Pinto começou por explicar que tomou conhecimento “desta página” através de pessoas próximas que o alertaram para a existência “de um blogue onde se falava mal do presidente da câmara”. Este “falar mal” era substanciado por texto “relativo à vida privada” do presidente da autarquia, adiantou a advogada da acusação. O social-democrata que actualmente chefia o executivo municipal confessou mesmo que o blogue o afectou “de forma psicológica e física”. Num tom algo esforçado, o presidente da autarquia serrana confessou ter “andado abalado com os conteúdos daquele blogue”. Na sua intervenção perante os membros do tribunal, Pinto disse desconhecer a abrangência desta página. Mas de uma coisa estava certo “foram centenas, senão milhares de pessoas a visitarem este blogue”. O autarca que admitiu “não conhecer” o presumível autor do blogue pede agora uma indemnização de 20 mil euros por danos morais.
Quem também testemunhou na manhã de quarta-feira, 8 de Novembro, foi o vereador sem pelouros, Joaquim Matias. Durante o período em que o blogue foi apresentando novos textos, entre Maio de 2004 e Fevereiro de 2006, Matias disse não ter sido “um leitor assíduo”. O vereador da autarquia serrana tomou conhecimento deste sítio “quando o presidente da câmara mostrou a página no seu gabinete”. O depoimento de Matias centrou-se sobretudo na acusação “de outros que não o réu” questionado, quer pela advogada da acusação, quer pela defesa de David Duarte, Matias disse “que tudo isto resulta de uma rede de pessoas que entre elas mantinham o blogue e os seus textos”. O agora vereador sem pelouros acabou mesmo por acusar “um conhecido professor do curso de Ciências da Comunicação da UBI” como presumível autor do blogue. Matias que também disse não conhecer o réu, repetiu diversas vezes que “por todo o concelho ouvia pessoas a dizerem que o professor da UBI era o autor do blogue”.
Já no período da tarde, Luís Barreiros, vereador com o pelouro da Finanças, na autarquia covilhanense apresentou o seu depoimento. Barreiros foi, aliás, o único a trazer algo de novo à sessão. Questionado, como todas as outras testemunhas, se conhecia o réu, o vereador respondeu afirmativamente. Segundo Barreiros “o acusado fez alguns trabalhos na área do design gráfico para o Município da Covilhã”. Cartazes, panfletos e outros produtos estavam na lista de trabalhos avulsos, que o réu elaborou para o município. Uma função que ainda assim “não o ligava às informações que o blogue apresenta”, sublinha Barreiros.
Durante todo o julgamento David Duarte permaneceu em silêncio não adiantando nada às intervenções das testemunhas de acusação. Este jovem de 29 anos, residente na freguesia da Boidobra trabalha na área do design gráfico e é o utilizador de uma linha telefónica e de uma ligação à Internet que supostamente servia para actualizar o blogue que deu origem a todo este processo. A polícia acabou por chegar até ao computador de David Duarte através do IP que serviu para a criação de um endereço de mail que estava no blogue em questão. O endereço registado na IOL era consultado através do computador de David Duarte e presume-se que a mesma máquina serviria para actualizar o blogue que o Carlos Pinto considera difamatório da sua pessoa. Este julgamento tem novas “actualizações” no próximo dia 21 de Novembro.


O julgamento levou à barra do tribunal David Duarte
O julgamento levou à barra do tribunal David Duarte


Data de publicação: 2006-11-14 00:11:07
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior