Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 353 de 2006-11-07 |
Reunião Anual da Associação de Psiquiatria Biológica
Especialistas de renome nacional e internacional estiveram no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI para falar sobre psiquiatria biológica
> Cátia Felício
“Perturbação do défice de atenção e hiperactividade ao longo da vida” foi o ponto de partida para o encontro de profissionais da saúde, que decorreu entre 3 e 5 de Novembro na Universidade da Beira Interior. Esta temática foi discutida por conferencistas estrangeiros, nomeadamente da Europa e América do Norte, na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da UBI.
Pela primeira vez, esta reunião anual é feita fora dos grandes centros urbanos. Carlos Leitão, membro da organização e director do departamento de Psiquiatria do CHCB, destaca ainda a importância desta reunião ser feita na FCS da UBI. De acordo com o especialista, o facto de decorrer na FCS é um apoio explícito da Associação Portuguesa de Psiquiatria Biológica ao ensino da saúde na UBI e também uma forma de dar apoio aos técnicos do Centro Hospitalar da Cova da Beira, que colaboram com o ensino nesta universidade.
“Pela primeira vez, na história destes congressos de psiquiatria biológica, esta reunião anual é feita fora dos grandes centros Porto, Lisboa e Coimbra. É feita na Covilhã”, diz o especialista.
Organizado pela Associação Portuguesa de Psiquiatria Biológica e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Cova da Beira (CHCB), esta reunião científica de índole internacional contou com intervenções de especialistas de renome nacional e internacional, como é o caso de Seija Sandberg. A especialista revelou alguns sinais de défice de atenção e caracterizou o comportamento de algumas crianças. Dificuldade em manter a atenção, parecer que não está a ouvir o que lhe é dito, ser desorganizada e distraída são alguns dos sinais de falta de atenção apontados pela especialista.
Multimédia