Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
No inquérito levado a cabo pela autarquia covilhanense, há graves problemas nos cuidados de saúde no concelho

Covilhã de “má saúde”

Um inquérito realizado pela autarquia covilhanense mostra “resultados alarmantes” na área da Saúde. Segundo a câmara, quem necessita de uma consulta de oftalmologia, na Covilhã, “tem de esperar dois anos”.

> Eduardo Alves

Carlos Pinto, presidente da autarquia covilhanense, voltou a lembrar o “problema de saúde” que afecta todo o concelho. Segundo o social-democrata, os munícipes covilhanenses enfrentam “grandes dificuldades” no acesso aos cuidados de Saúde. Isto porque, a autarquia elaborou um inquérito junto das entidades de saúde do concelho e registou “casos alarmantes”, sublinha o presidente de executivo camarário. Carlos Pinto garante que, segundo o mesmo inquérito, “para se ter acesso a uma consulta de oftalmologia, espera-se mais de dois anos”. Para além desta área, existem outras “que estão muito mal”. Pinto voltou a falar no assunto da Saúde “por afectar todas as pessoas”, numa semana em que a revista Sábado publica os resultados de um estudo inédito realizado no nosso País e que classifica os hospitais portugueses. A Escola Nacional de Saúde Pública, entidade que realizou este mesmo estudo e posterior ranking, colocou o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) em quarto lugar, depois do Hospital de São João, no Porto, Hospitais da Universidade de Coimbra, e Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O social-democrata mostrou-se satisfeito com este resultado, mas diz que o estudo feito pela câmara aponta “falhas no acesso aos cuidados de saúde”.
Por sua vez, os vereadores da oposição levantaram algumas questões sobre o referido inquérito camarário. José Serra dos Reis e Telma Madaleno adiantaram à comunicação social que vão interrogar os responsáveis pelo CHCB e outras estruturas de saúde “para saber mais sobre este estudo”. Isto porque, quando os dois vereadores socialistas questionaram o presidente da autarquia sobre “os locais onde foi realizado o estudo, quantas pessoas responderam e outros tópicos, nada foi avançado”, adianta Serra dos Reis.


No inquérito levado a cabo pela autarquia covilhanense, há graves problemas nos cuidados de saúde no concelho
No inquérito levado a cabo pela autarquia covilhanense, há graves problemas nos cuidados de saúde no concelho


Data de publicação: 2006-11-07 00:03:03
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior