Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 352 de 2006-10-31 |
UBI liga-se a Carnegie Mellon
A UBI foi uma das 12 universidades portuguesas a assinar um protocolo de cooperação com a Carnegie Mellon University. Um passo que vai permitir à instituição diversos programas na área da informática.
> Eduardo AlvesA Universidade de Aveiro foi o palco escolhido para a assinatura de 12 protocolo de colaboração entre diversas universidades portuguesas e a Carnegie Mellon University.
Uma cerimónia que contou com a presença de José Sócrates, primeiro-ministro de Portugal e Mariano Gago, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, assinalou-se a criação de um instituto internacional de natureza virtual. Esta plataforma que será baptizada de “Information and Communication Technologies Institute” prevê a realização de diversos projectos nas áreas de processamento e redes de informação. Projectos que incluem investigações e trabalhos de engenharia de software, redes e segurança de informações e também abarcam o tratamento computacional da língua. Nesta área em especial, as futuras investigações passam também por estudar componentes aplicacionais de redes e tecnologias de sensores, para além da gestão de infra-estruturas críticas e da análise de políticas de informação. No protocolo que a UBI assinou existe também a possibilidade de desenvolvimento de acções na área de gestão do processo de mudança tecnológica, que passa pela área de investigação da Matemática.
O Centro de Tecnologia da Linguagem Humana e Bioinformática (HULTIG) da UBI, na sua vertente de “Tecnologia da Linguagem” vai estar ligado ao Laboratório de Língua Falada do Instituto de Engenharia de Sistema e Computadores, o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e o grupo de linguística da Universidade do Algarve. A cooperação deste grupo com a Carnegie Mellon University acontecerá de duas formas. Um programa de doutoramentos, para cinco alunos e um programa de investigação conjunto, onde os alunos de doutoramento estarão envolvidos no desenvolvimento de sistemas de tecnologias de linguagem humana, ao longo de um período de três anos.
Este modelo de cooperação assenta em programas de mestrado e programas doutorais suportados por programas de investigação, e vai permitir às instituições portuguesas, durante um período inicial de cinco anos, desenvolver cerca de 180 diplomas de especialização (Professional Masters) e 80 novos doutoramentos em colaboração com a CMU.
A Universidade de Carnegie Mellon, situada em Pittsburg, nos Estados Unidos da América, tem sido considerada ao longo dos anos uma das melhores escolas do mundo em áreas como a Informação e Gestão de Tecnologia, Sistemas de Informação, Informática (Ciência de Computadores), Engenharia de Computadores e em Electrotecnia.
Multimédia