Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Duas imigrações

> António Fidalgo

A Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei tentou povoar o seu concelho mediante a imigração de algumas famílias de brasileiros. Eram famílias jovens, com filhos, e com vontade de iniciar uma nova vida num país diferente. Verifica-se agora que a experiência não resultou, que os brasileiros rumaram a Lisboa e pelo menos uma das famílias regressou ao Brasil. Por outro lado, continuam a chegar cidadãos brasileiros a Portugal, por razões várias, seja directamente por motivos económicos, seja para fugir da violência do Brasil.

Chamemos planificada ao primeiro tipo de imigração. Há intenção no país que acolhe de receber pessoas de um país diferente, convidam-se a vir, colocam-se em empregos e em casas, disponíveis à partida. Os imigrantes são integrados numa acção ou intervenção de uma entidade que lhes é estranha. A outra imigração, que poderíamos chamar de livre iniciativa ou até selvagem, caracteriza-se por assentar no risco de quem vem, muitas vezes contra a vontade do país a que chegam. O que falta na integração, sobra na sua vontade de quererem entrar num sistema laboral, económico, social, que consideram melhor do que o do país de origem. Veja-se o que se passa com a imigração africana para as Canárias. Milhares de homens e mulheres na força da idade arriscam a vida na expectativa de uma vida melhor, onde crêem ter mais expectativas do que as que os países de origem lhes oferecem.

Em princípio, pelos princípios da racionalidade, a imigração deveria ser do primeiro tipo, planificada. Mas não funciona. Há milhares de factores estranhos que condicionam um novo início de vida num país e numa cultura diferente. Porém, quem imigra por livre iniciativa está pronto a correr todos os riscos, a enfrentar qualquer imprevisto que permitem enfrentar e levar de vencida esses factores estranhos. É previsível que a imigração de cidadãos brasileiros continue. É benéfico para Portugal essa vinda de homens e de mulheres, na sua maioria jovens e formados. Deixemo-los vir e apoiemos a imigração de livre iniciativa, retirando-lhe na medida do possível os traços de imigração selvagem.


Data de publicação: 2006-10-17 23:08:26
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior