Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 350 de 2006-10-17 |
Apoio à criação de empresas na Universidade
O Gabinete de Apoio à Propriedade Industrial (GAPI), sedeado na UBI está a prestar apoio na formalização de candidaturas à criação de empresas. Uma iniciativa dirigida para negócios de pequena escala.
> Eduardo AlvesO Gabinete de Apoio à Propriedade Industrial, a funcionar junto aos Serviços Académicos da UBI está a prestar apoio na formalização de candidaturas para apresentação de ideias e posterior plano de negócios, a todos os interessados. Esta medida destina-se a projectos inseridos no Eixo II – Negócios Emergentes de Pequena Escala.
Uma ajuda que recorre ao Programa FINICIA e que promove o acesso a capital e a crédito através do estabelecimento de parcerias público-privadas, proporcionando a empresas de pequena dimensão, os recursos essenciais ao desenvolvimento da actividade nas fases inicias do seu ciclo de vida.
Estes apoios estão divididos em duas formas. Para negócios emergentes e de pequena dimensão, são disponibilizados micro crédito para financiamento de investimento empresarial até 25 mil euros, e destinado exclusivamente a micro-empresas, unidades até nove trabalhadores. O micro capital de risco, segundo apoio, destina-se a iniciativas no âmbito do fomento do espírito empreendedor, em particular as oriundas do meio académico cujo investimento não exceda, na fase de arranque, 50 mil euros.
Esta vertente de intervenção por capital próprio vem, segundo os responsáveis do GAPI, “colmatar a falha de mercado de financiamento na fase Early Stage e visa desenvolver redes de parceria, envolvendo agentes e investidores que configurem o sector informal de Capital de Risco”. Para mais informações pode ser contactado o GAPI através dos mails: apaco@ubi.pt ou gaapi@ubi.pt.
Multimédia