Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 350 de 2006-10-17 |
Fórum Pedagogia debate Bolonha
Regras gerais de avaliação de conhecimentos e adequação dos cursos ao processo de Bolonha foram alguns dos temas debatidos
> Cátia FelícioO Processo de Bolonha foi um dos pontos abordados por Jorge Barata, professor catedrático de Ciências Aeroespaciais na Universidade da Beira Interior (UBI), no Fórum Pedagogia. “O sistema universitário está a mudar bastante”, disse o docente. O evento organizado pela Associação Académica da Universidade de Beira Interior (AAUBI), reuniu poucos alunos e docentes na sessão que decorreu dia 10 de Outubro na UBI.
Para a nova organização do Ensino Superior resultante de Bolonha, Barata diz que “o que está em jogo é um novo paradigma e temos de mudar se quisermos implementar Bolonha na UBI de uma forma correcta”. O que traz Bolonha de novo? Barata explica que “esta é uma grande mudança. O que se quer agora é um tipo de ensino virado para o desenvolvimento de competências”. Diz ainda que, até agora, a preocupação tem sido a avaliação de conhecimentos. No entanto, adianta, o que realmente importa neste momento é o desenvolvimento de competências.
Barata assume que Bolonha traz riscos para a UBI, nomeadamente financeiros, que podem levar ao “recurso a valores incomportáveis de propinas”, o que é preocupante nesta região do país, nota. Acrescenta ainda que, para desenvolver as competências dos alunos, é preciso investir em equipamento científico adicional, necessário para o segundo ciclo de Bolonha. “Não podemos ter um sistema de ensino superior em que temos um professor a dar aulas a apenas dois alunos”, por questões de financiamento e não só.
O exercício da profissão de engenheiro e as implicações trazidas pela implementação do processo de Bolonha levantaram várias questões. Em termos de ciclos, esclarece que o primeiro ciclo não garante a habilitação para o exercício de todas as actividades referidas no decreto-lei nº 119/92, sendo para tal necessário o segundo ciclo.
Sublinha ainda que “grau de licenciado deve adoptar uma designação que não se confunda com o grau de mestre”.
A avaliação dos alunos também é um ponto importante, e está “intimamente associada aos métodos de ensino”. “O processo de Bolonha veio dar lugar a uma nova organização do Ensino Superior. Isto é inegável”.
Barata acredita ainda que Bolonha “veio ajudar à unificação entre universidades e politécnicos. E é um aspecto que tem passado despercebido a muita gente”.
Multimédia