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A Ordem dos Engenheiros e o processo de adequação dos cursos a Bolonha foram pontos focados por Jorge Barata, docente na UBI

Fórum Pedagogia debate Bolonha

Regras gerais de avaliação de conhecimentos e adequação dos cursos ao processo de Bolonha foram alguns dos temas debatidos

> Cátia Felício

O Processo de Bolonha foi um dos pontos abordados por Jorge Barata, professor catedrático de Ciências Aeroespaciais na Universidade da Beira Interior (UBI), no Fórum Pedagogia. “O sistema universitário está a mudar bastante”, disse o docente. O evento organizado pela Associação Académica da Universidade de Beira Interior (AAUBI), reuniu poucos alunos e docentes na sessão que decorreu dia 10 de Outubro na UBI.
Para a nova organização do Ensino Superior resultante de Bolonha, Barata diz que “o que está em jogo é um novo paradigma e temos de mudar se quisermos implementar Bolonha na UBI de uma forma correcta”. O que traz Bolonha de novo? Barata explica que “esta é uma grande mudança. O que se quer agora é um tipo de ensino virado para o desenvolvimento de competências”. Diz ainda que, até agora, a preocupação tem sido a avaliação de conhecimentos. No entanto, adianta, o que realmente importa neste momento é o desenvolvimento de competências.
Barata assume que Bolonha traz riscos para a UBI, nomeadamente financeiros, que podem levar ao “recurso a valores incomportáveis de propinas”, o que é preocupante nesta região do país, nota. Acrescenta ainda que, para desenvolver as competências dos alunos, é preciso investir em equipamento científico adicional, necessário para o segundo ciclo de Bolonha. “Não podemos ter um sistema de ensino superior em que temos um professor a dar aulas a apenas dois alunos”, por questões de financiamento e não só.
O exercício da profissão de engenheiro e as implicações trazidas pela implementação do processo de Bolonha levantaram várias questões. Em termos de ciclos, esclarece que o primeiro ciclo não garante a habilitação para o exercício de todas as actividades referidas no decreto-lei nº 119/92, sendo para tal necessário o segundo ciclo.
Sublinha ainda que “grau de licenciado deve adoptar uma designação que não se confunda com o grau de mestre”.
A avaliação dos alunos também é um ponto importante, e está “intimamente associada aos métodos de ensino”. “O processo de Bolonha veio dar lugar a uma nova organização do Ensino Superior. Isto é inegável”.
Barata acredita ainda que Bolonha “veio ajudar à unificação entre universidades e politécnicos. E é um aspecto que tem passado despercebido a muita gente”.


A Ordem dos Engenheiros e o processo de adequação dos cursos a Bolonha foram pontos focados por Jorge Barata, docente na UBI
A Ordem dos Engenheiros e o processo de adequação dos cursos a Bolonha foram pontos focados por Jorge Barata, docente na UBI


Data de publicação: 2006-10-17 00:00:00
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