Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Neste terceiro encontro nacional estiveram presentes dois investigadores da UBI

UBI em destaque no Encontro sobre Weblogs

O 3º Encontro Nacional sobre Weblogs e o 1º Luso-Galaico contou com a participação de dois representantes da UBI. A iniciativa que decorreu na antiga Reitoria da Universidade do Porto foi o palco escolhido para o lançamento de um livro sobre esta temática.

> Eduardo Alves

Mais uma vez o mundo dos blogs serviu de mote à reunião de autores, investigadores, docentes universitários e meros leitores destas páginas da Internet. O 3º Encontro Nacional sobre Weblogs e o 1º Luso-Galaico decorreu entre os dias 13 e 14 de Outubro na antiga Reitoria da Universidade do Porto.
Durante dois dias, mais de meia centena de participantes debateram os fenómenos associados a esta ferramenta que veio revolucionar o acesso e a utilização da Internet. Segundo os organizadores, que este ano juntaram participantes do país vizinho, o objectivo deste evento passou sobretudo “pela exploração desta temática e pelo fomento de uma comunidade de reflexão e investigação transdisciplinar nesta área”. A Universidade da Beira Interior (UBI) esteve representada por Paulo Serra, docente e presidente do Departamento de Comunicação e Artes, e Catarina Rodrigues, investigadora do Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (LabCom).
Paulo Serra apresentou um estudo intitulado “A relação entre os blogs e os outros media: O caso da blogosfera portuguesa”, numa sessão onde se falou sobre Weblogs e Jornalismo. Durante o período em que este docente analisou algumas destas páginas, no passado mês de Agosto, “constatou-se que os principais temas debatidos continuam a ser semelhantes aos existentes nos media tradicionais”, contudo, nos blogues “existe um maior debate”. Paulo Serra mostrou, no entanto que a blogosfera nacional apresenta algumas diferenças em relação à blogosfera mundial uma vez que “os media mainstream têm menos peso nos blogs nacionais e menos ferramentas multimédia”.
O docente acrescenta ainda que “a forma como os blogs se relacionam com media asseguram várias correntes informativas”. Catarina Rodrigues, investigadora do LabCom participou numa sessão intitulada Weblogs e Sociedade com uma comunicação intitulada “Blogs regionais como espaços de cidadania e participação”. Esta investigadora sublinha que “a nível regional e local têm surgido iniciativas interessantes da utilização destas ferramentas”. A autora de uma tese de mestrado sobre blogues, apresentada no passado mês de Julho, na UBI, refere que “com estas ferramentas, cada pessoa torna-se autor, informador e editor dos assuntos que mais lhe interessam”.Num trabalho desenvolvido através de um inquérito realizado a vários autores de blogs regionais, Catarina Rodrigues mostra a importância e o impacto que estas páginas pessoais têm conhecido, quer nas cidades, quer em pequenas aldeias do Interior. “Promover a região, divulgar informações sobre a mesma, denunciar o que está errado, provocar o debate, incentivar a interacção e despertar consciências, foram alguns dos objectivos apontados pelos bloggers que responderam ao questionário”. Para Catarina Rodrigues a questão da credibilidade assume aqui um papel fundamental. “Quem escreve na blogosfera e assina com o seu nome, assumindo a verdadeira identidade, produz uma espécie de efeito de transparência. Um anónimo nunca terá a mesma credibilidade de alguém identificado e a quem possam ser imputadas responsabilidades sobre o que é dito”, refere.
Este terceiro encontro foi também palco da apresentação do livroBlogs e a Fragmentação do Espaço Público”, da autoria de Catarina Rodrigues. Uma obra que resulta da tese de mestrado realizada por esta investigadora e que está disponível, em versão digital, na colecção de livros LabCom. A apresentação ficou a cargo de Paulo Serra, docente da UBI. Segundo Serra, “trata-se de um documento fundamental para a compreensão desta temática “ e “é o terceiro livro que fala sobre blogues, escrito por um autor português”. No próximo ano, este evento vai ser realizado em Lisboa, na Universidade Católica e tem como principal organizador Rogério Santos, docente da instituição de ensino superior e também autor do blogue Indústrias Culturais.

> danielapsantos @ gmail . com em 2006-10-18 11:47:30
É sempre bom quando se lembram de todas as pessoas que estiveram a representar a UBI.


Neste terceiro encontro nacional estiveram presentes dois investigadores da UBI
Neste terceiro encontro nacional estiveram presentes dois investigadores da UBI


Data de publicação: 2006-10-17 00:09:06
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior