Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Durante dois dias, a política e a comunicação foram temas centrais no debate

Falar de política

A política e as decisões tomadas pelos seus protagonistas afectam, cada vez mais, os cidadãos. Debater e falar sobre a forma como é discutida foram dois dos objectivos das Jornadas de Comunicação e Política que tiveram lugar na UBI.

> Eduardo Alves

Dois dias dedicados ao debate das questões políticas. Assim decorreram na UBI mais umas Jornadas de Comunicação e Política. Este evento que foi promovido pelo Departamento de Comunicação e Artes, em parceria com o Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (Labcom) e com a Sociedade Portuguesa de Comunicação (SOPCOM), através do seu Grupo de Trabalho de Comunicação e Política, reuniu um número significativo de investigadores e docentes das áreas em questão para falar sobre o modo de relacionamento entre a política e a comunicação. Dois sistemas que “têm de viver juntos”, mas que muitas das vezes “andam de costas voltadas”, referiu Gil Ferreira, da Universidade Católica Portuguesa. O evento que começou por ter lugar na Sala dos Conselhos da UBI acabou por ser transferido para o anfiteatro 2.12, devido ao elevado número de alunos presentes na iniciativa. Um sinal positivo para a organização que diz ser também um alerta para a necessidade de discussão do tema.
Política e Comunicação são duas áreas “complementares”, segundo a maior parte dos intervenientes, mas que “nem sempre se interligam da melhor forma”. O poder político, em Portugal “parece não lidar ainda muito bem com a cobertura dos media” e muito menos “com a democratização de acesso”. Um dos pontos que levantou maior discussão durante os dois dias de trabalho foi, sem dúvida, as novas formas de acesso à informação. A Internet é hoje uma ferramenta “universal” e também uma das principais fontes de informação. O poder político, “todavia ainda não compreendeu a importância desse meio”, explica Gil Ferreira. António Bento, docente da UBI e também orador nestas jornadas recorda que “o ensino da política é fundamental”. Segundo este docente, esta temática deveria ser mais aprofundada em licenciaturas como as de Ciências da Comunicação. Este era um dos objectivos da organização deste evento que, através destas iniciativas, pretende trazer à UBI a discussão e apresentação das mais recentes teses da área.


Durante dois dias, a política e a comunicação foram temas centrais no debate
Durante dois dias, a política e a comunicação foram temas centrais no debate


Data de publicação: 2006-10-17 00:03:30
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior