Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O lançamento das obras de Crespo de Carvalho (à esquerda) decorreu no Sábado e contou com a presença do reitor da UBI

Crespo de Carvalho lança obras na UBI

O sentimento português dos Lusíadas retratado por Luís Crespo de Carvalho em “Ressurgências Quase-Poéticas” e “O Universo de ‘Os Lusíadas’”

> Cátia Felício

“Ressurgências Quase-Poéticas” e “O Universo de «Os Lusíadas»” são as mais recentes obras do escritor Luís Crespo de Carvalho, editadas pela Universidade da Beira Interior (UBI). O lançamento destes dois livros decorreu no anfiteatro da Biblioteca Central da UBI, dia 14 de manhã.
“Encontramos uma análise muito própria do sentimento português”, disse o reitor da UBI. Após a breve introdução de Santos Silva, seguiu-se o retrato biográfico de Crespo de Carvalho. O beirão contou algumas das suas aventuras enquanto estudava na escola Frei Heitor Pinto ou mesmo da altura em que voar falava mais alto na sua vida. “Ressurgências Quase-Poéticas” é uma obra que aborda alguns dos momentos da vida do autor na Beira Interior. Nota-se uma profunda reflexão sobre a existência do homem. Já em “O Universo de ‘Os Lusíadas’” há uma análise peculiar do sentimento português, a par de um ideal heróico de vida.
A assistir ao lançamento estiveram muitos familiares do autor. No entanto, Crespo de Carvalho não deixou de frisar que "Camões e Os Lusíadas mereciam isto e muito mais", nomeadamente mais gente a assistir. "Este encontro significa uma homenagem a Camões". Crespo de Carvalho refere-se a Camões como um homem-poeta que "humildemente se autoretrata nos Lusíadas".
Em “Ressurgências Quase-Poéticas” encontramos estros de Camões, Fernando Pessoa e padre António Vieira. Este escritor nasceu em 1926 e além de piloto aviador,consta também do currículo actividades como topógrafo nos Açores; oceanógrafo na Baía dos Tigres e ainda cartógrafo em Angola e Moçambique.


O lançamento das obras de Crespo de Carvalho (à esquerda) decorreu no Sábado e contou com a presença do reitor da UBI
O lançamento das obras de Crespo de Carvalho (à esquerda) decorreu no Sábado e contou com a presença do reitor da UBI


Data de publicação: 2006-10-17 00:05:31
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior