Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 350 de 2006-10-17 |
Crespo de Carvalho lança obras na UBI
O sentimento português dos Lusíadas retratado por Luís Crespo de Carvalho em “Ressurgências Quase-Poéticas” e “O Universo de ‘Os Lusíadas’”
> Cátia Felício“Ressurgências Quase-Poéticas” e “O Universo de «Os Lusíadas»” são as mais recentes obras do escritor Luís Crespo de Carvalho, editadas pela Universidade da Beira Interior (UBI). O lançamento destes dois livros decorreu no anfiteatro da Biblioteca Central da UBI, dia 14 de manhã.
“Encontramos uma análise muito própria do sentimento português”, disse o reitor da UBI. Após a breve introdução de Santos Silva, seguiu-se o retrato biográfico de Crespo de Carvalho. O beirão contou algumas das suas aventuras enquanto estudava na escola Frei Heitor Pinto ou mesmo da altura em que voar falava mais alto na sua vida. “Ressurgências Quase-Poéticas” é uma obra que aborda alguns dos momentos da vida do autor na Beira Interior. Nota-se uma profunda reflexão sobre a existência do homem. Já em “O Universo de ‘Os Lusíadas’” há uma análise peculiar do sentimento português, a par de um ideal heróico de vida.
A assistir ao lançamento estiveram muitos familiares do autor. No entanto, Crespo de Carvalho não deixou de frisar que "Camões e Os Lusíadas mereciam isto e muito mais", nomeadamente mais gente a assistir. "Este encontro significa uma homenagem a Camões". Crespo de Carvalho refere-se a Camões como um homem-poeta que "humildemente se autoretrata nos Lusíadas".
Em “Ressurgências Quase-Poéticas” encontramos estros de Camões, Fernando Pessoa e padre António Vieira. Este escritor nasceu em 1926 e além de piloto aviador,consta também do currículo actividades como topógrafo nos Açores; oceanógrafo na Baía dos Tigres e ainda cartógrafo em Angola e Moçambique.
Multimédia