Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os soldados da paz esperam ajudar, com este gabinete, a minizar os incêndios

Bombeiros da Guarda criam gabinete de prevenção de fogos florestais

A Federação de Bombeiros do distrito via criar este novo gabinete, com o objectivo de contribuir para a redução de incêndios na região.

> Notícias da Covilhã

A Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda (FBDG) anunciou na passada semana a criação de um gabinete de prevenção de fogos florestais, que tem como objectivo contribuir para a redução do número de incêndios no distrito.
As estatísticas indicam que entre 1 de Janeiro e 24 de Setembro deste ano arderam 5 mil 369 hectares de área florestal nos 14 concelhos, quando no período homólogo de 2005 foram consumidos 23 mil 246 hectares.
Para reduzir ainda mais os efeitos dos incêndios, a FBDG, presidida por Madeira Grilo, apostou na criação do gabinete, coordenado pelo major António Almeida (em representação da GNR), que fica responsável pela promoção de acções de sensibilização junto da população de todo o distrito. Madeira Grilo adianta que o gabinete de prevenção de fogos florestais foi criado por a FBDG considerar que "pouco tem sido feito em matéria de prevenção de incêndios", num distrito que ano após ano é fustigado pelas chamas. "A prevenção será uma das grandes preocupações do país, mas tem sido a mais esquecida de todas as acções que aportam os fogos florestais", admite. O mesmo dirigente refere que "não se tem tratado convenientemente da defesa da floresta nem da prevenção dos incêndios", pelo que a Federação pretende "dar o exemplo, envolvendo a população e as associações florestais".
Por seu lado, o coordenador do gabinete, major António Almeida, definiu que é objectivo da equipa que lidera "promover acções de sensibilização, entre os meses de Novembro e Março, junto dos habitantes de todos os concelhos do distrito da Guarda, para mudar mentalidades, apelando para a necessidade de preservar a floresta". "Já enviámos uma missiva a todas as Câmaras Municipais, porque pretendemos reflectir em conjunto sobre aquilo que deve ser a verdadeira estratégia de defesa da floresta", disse.
António Almeida lembro que este ano, no distrito da Guarda registou-se cerca de um quinto da área ardida no ano passado, mas houve um número de ignições mais ou menos igual. "Para diminuir o número de ignições temos de apostar na prevenção e na mudança das mentalidades", referiu o coordenador do novel gabinete de prevenção de fogos florestais da FBDG, tendo em conta que muitos dos incêndios tiveram origem em actos negligentes.
O gabinete também integra Rogério Castela (comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca das Naves), Paulo Albino (engenheiro da Direcção-Geral das Florestas) e Mário Silva (em representação das associações florestais do distrito da Guarda).


Os soldados da paz esperam ajudar, com este gabinete, a minizar os incêndios
Os soldados da paz esperam ajudar, com este gabinete, a minizar os incêndios


Data de publicação: 2006-10-17 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior