Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O piano vai ser uma das modalidades interpretadas pelos alunos da Academia do Fundão

Dois alunos da Academia em Praga

Dois alunos da Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF) vão representar Portugal na 41ª edição do Concurso Radiofónico Internacional Concertino Praga, no próximo ano.

> Notícias da Covilhã

"É um concurso com características especiais", explica João Correia, director da Academia, na medida em que nele "só participam concorrentes propostos por rádios nacionais filiadas na União Europeia de Radiodifusão".
Francisco Franco, de 17 anos, vai participar na categoria de guitarra clássica, e Tiago Mileu, de 14 anos, entra na categoria de piano. Ambos são concorrentes propostos pela Antena 2 da Rádio e Televisão de Portugal. "Ambos já deram concertos em directo na Antena 2, com a qual temos uma excelente relação. Quando soubemos que estas candidaturas só podiam ser feitas por uma rádio, fizemos a proposta à Antena 2, que a aceitou", assinala João Correia.
Até à última semana de Novembro, a Antena 2 vai gravar um concerto com cada um dos alunos da AMDF, cuja gravação será depois enviada para a organização do concurso. Em Fevereiro de 2007, o júri reúne-se para avaliar as gravações e distribuir os prémios. "Os premiados – indicou o mesmo responsável – vão participar num concerto de gala, em Junho, em Praga, e no festival da Alta Boémia, no mesmo mês, e também na República Checa".
Na avaliação de João Correia, "embora não tenham valor monetário, estes prémios representam uma importante janela de oportunidade para a carreira de instrumentistas destes jovens". Entre as distinções que Tiago Mileu já recebeu, destacam-se os prémios, em 2005, nos concursos em que participou em Vigo e San Sebastián (Espanha) e, já este ano, em Varsóvia (Polónia). Francisco Franco ganhou o seu primeiro prémio na Polónia, em 2004. Este ano já venceu o Concurso Internacional cidade do Fundão e o Concurso de Guitarra do Conservatório Nacional de Música do Porto, entre outros.


O piano vai ser uma das modalidades interpretadas pelos alunos da Academia do Fundão
O piano vai ser uma das modalidades interpretadas pelos alunos da Academia do Fundão


Data de publicação: 2006-10-17 00:02:19
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior