Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Ministro da Economia e Inovação assistiu ao lançamento do CET, a decorrer na UBI na sala 9.01, a partir de video-conferência

UBI estabelece protocolo com Microsoft

Governo e Microsoft Portugal apostam na formação de técnicos de software. Através de vídeo-conferência, Manuel Pinho assiste ao lançamento do curso de desenvolvimento de software na UBI.

> Cátia Felício

O ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, assistiu no dia 12, através de video-conferência, ao lançamento simultâneo do Curso de Especialização Tecnológica (CET) na Covilhã, Guimarães, Oliveira de Azeméis e Aveiro. O curso vai ser leccionado em três universidades, entre elas a Universidade da Beira Interior (UBI).
"Diziam-me que, por cada mil formandos, 20 podem criar empresas e dois ter sucesso. Isto é muito positivo", disse Manuel Pinho na video-conferência sobre este curso de desenvolvimento de software e administração de sistemas. Salientou ainda que há "grande falta de desenhadores de software, não só na Europa, mas no mundo".
Luís Carrilho, vice-reitor da UBI, aproveitou os breves instantes em que participou na video-conferência para falar da importância destes cursos. Numa “sala cheia neste início de actividades”, disse o vice-reitor da UBI referindo-se aos alunos que encheram a sala 9.01 da Unidade de Ciências da Engenharia da UBI, “o objectivo desta comunicação em rede é certamente um acontecimento impar”. E sublinha que as expectativas são de sucesso em relação a este curso destinado a estudantes que terminaram o ensino secundário ou os que pretendam uma requalificação.
O CET resulta do protocolo de colaboração "Competências em Software", entre a Microsoft, o IAPMEI, a escola tecnológica Forino, a Recet e ainda as universidades da Beira Interior, de Aveiro e do Minho.
Nesta fase piloto contabilizam-se 160 alunos repartidos por seis turmas, divididas em dois regimes: diurno e nocturno. O orçamento de 2,1 milhões de euros (incluindo bolsas de formação) é suportado pelo PRIME no âmbito das PIP - Parcerias e Iniciativas Públicas.


Ministro da Economia e Inovação assistiu ao lançamento do CET, a decorrer na UBI na sala 9.01, a partir de video-conferência
Ministro da Economia e Inovação assistiu ao lançamento do CET, a decorrer na UBI na sala 9.01, a partir de video-conferência


Data de publicação: 2006-10-17 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior