Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 348 de 2006-10-03 |
Aluno da UBI ganha prémio SEAT
O aluno de Design Industrial da UBI, André Camboa voltou a destacar-se no concurso nacional de design lançado pela SEAT e pela revista Automagazine. Este ano, o protótipo concebido pelo estudante nortenho conseguiu classificar-se em terceiro lugar da geral. André Camboa pensa já na possibilidade de vencer o concurso no próximo ano.
> Eduardo AlvesA paixão pelo desenho de automóveis já vem de há muitos anos. Talvez por isso André Camboa tenha escolhido a licenciatura em Design Industrial, na UBI. Este jovem de 21 anos, natural de Espinho, conseguiu obter o terceiro lugar no concurso lançado pela SEAT, em parceria com a revista Automagazine. Uma prova que decorreu a nível nacional e que tinha como ideia base a concepção de um protótipo capaz de representar a marca. O estudante do terceiro ano de Design Industrial da UBI tinha já concorrido à mesma prova, no ano passado, onde conseguiu classificar-se em quinto lugar. Este ano, “a pressão e a responsabilidade de fazer melhor aumentaram”, confessa o jovem André Camboa enquanto mostra o esboço do seu automóvel.
Os responsáveis pelo fabricante espanhol e também pela revista que está na organização deste evento colocaram como base de todos os projectos, automóveis que fosse associados a um estilo de vida irreverente. Com alguns projectos em mente, Camboa foi moldando a sua ideia inicial até a começar a passar para o papel e para o computador. O estudante do terceiro ano da UBI teve como modelo de inspiração “o Smart, um carro diferente que conquistou o mercado através do seu design”. Uma das ideias originais foi levada em linha de conta e a partir daí, André Camboa adaptou as suas alterações ao modelo base. Primeiro faz os esboços em papel, depois trabalha os desenhos no computador, “com a ajuda de um software de modelação a três dimensões”, explica Camboa.
A terminar a sua licenciatura em Design Industrial, na UBI, André Camboa quer ficar ligado ao mundo dos automóveis. O jovem natural de Espinho sabe que “o design de automóveis pretende levar a pessoa a comprar um produto pelo aspecto, pela aparência e não só pela marca”. Camboa dá mesmo o exemplo de carros bem sucedidos no mercado sobretudo pelo design inovador, como é o caso do Smart, Chrysler PT Cruiser, e Volkswagen New Beetle, entre outros. São todos veículos “que compramos por terem uma imagem diferente e não tão pela sua marca”. O seu “Vigo” foi criado a pensar num modelo que servisse de mascote à marca espanhola, que fosse possível “associar à SEAT, mesmo que o carro não apresentasse símbolos da marca”.
Daí que o “Vigo” apresente uma carroçaria “com mais 20 centímetros do que a adoptada para o Smart”. Este veículo irreverente, agora concebido por André Camboa, apresenta diversas funcionalidades novas. Tais como a introdução de peças mais alongadas, como é o caso “dos guarda-lamas a surgirem integrados quase ao nível da carroçaria”, o que dá ao automóvel uma linha de cintura mais elevada. A somar a este aspecto, uma diferente colocação de peças, como sejam “os faróis de nevoeiro em posição central”. Também ao nível do tejadilho, o “Vigo” apresenta novidades. Segundo a concepção de André, este automóvel tem uma barra transversal em alumínio que apresenta em relevo o nome do automóvel. De uma cidade espanhola, “por obrigação do promotor do concurso”.
Para além do design, todos os projectos tinham também de obedecer a outros três critérios fundamentais que passavam pela originalidade do conceito, pelo seu potencial de viabilidade industrial e comercial e a orientação “lifestyle – estilo de vida”. O carro desenhado pelo aluno da UBI conseguiu o terceiro lugar, num concurso onde o primeiro prémio foi para Nelson Simões, aluno do Instituto Politécnico de Leiria, que apresentou um SEAT Tejo, e o segundo lugar foi para Paulo Lúcio, designer formado pela Escola Profissional de Imagem, com o SEAT Spãna.
O júri deste concurso foi formado por dois elementos da revista automóvel “Automagazine” e foi presidido por Luc Donckerwolke, Director de Design da SEAT e responsável pelo design dos dois últimos modelos da Lamborghini. A melhor recompensa para André Camboa foi mesmo “jantar ao lado do Director de Design da SEAT”. A troca de palavras deu “para ficar a conhecer alguns passos importantes nesta área”, segundo o estudante da UBI. Mas serviu também de incentivo para o próximo ano. Camboa quer agora conquistar o primeiro lugar neste desafio e ter direito a um estágio de seis meses no Centro de Design da SEAT, em Barcelona. Para além deste programa, o vencedor do concurso tem ainda direito a um prémio monetário de 2500 euros que “serve de ajuda ao estágio”.
Os calendários deste ano “estão alterados” e o concurso decorre mais cedo. Segundo o aluno da UBI, os projectos começam já a ser entregues na segunda quinzena de Outubro e os resultados vão ser conhecidos a 20 de Março do próximo ano. Ideias não faltam e André Camboa espera agora pelas directrizes do próximo desafio. As maquetas dos três projectos vencedores estão em exposição, até 15 de Outubro, no Museu da Electricidade, em Lisboa.
Multimédia