Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
André Camboa consegue, pelo segundo ano, um lugar de destaque no concurso da SEAT

Aluno da UBI ganha prémio SEAT

O aluno de Design Industrial da UBI, André Camboa voltou a destacar-se no concurso nacional de design lançado pela SEAT e pela revista Automagazine. Este ano, o protótipo concebido pelo estudante nortenho conseguiu classificar-se em terceiro lugar da geral. André Camboa pensa já na possibilidade de vencer o concurso no próximo ano.

> Eduardo Alves

A paixão pelo desenho de automóveis já vem de há muitos anos. Talvez por isso André Camboa tenha escolhido a licenciatura em Design Industrial, na UBI. Este jovem de 21 anos, natural de Espinho, conseguiu obter o terceiro lugar no concurso lançado pela SEAT, em parceria com a revista Automagazine. Uma prova que decorreu a nível nacional e que tinha como ideia base a concepção de um protótipo capaz de representar a marca. O estudante do terceiro ano de Design Industrial da UBI tinha já concorrido à mesma prova, no ano passado, onde conseguiu classificar-se em quinto lugar. Este ano, “a pressão e a responsabilidade de fazer melhor aumentaram”, confessa o jovem André Camboa enquanto mostra o esboço do seu automóvel.
Os responsáveis pelo fabricante espanhol e também pela revista que está na organização deste evento colocaram como base de todos os projectos, automóveis que fosse associados a um estilo de vida irreverente. Com alguns projectos em mente, Camboa foi moldando a sua ideia inicial até a começar a passar para o papel e para o computador. O estudante do terceiro ano da UBI teve como modelo de inspiração “o Smart, um carro diferente que conquistou o mercado através do seu design”. Uma das ideias originais foi levada em linha de conta e a partir daí, André Camboa adaptou as suas alterações ao modelo base. Primeiro faz os esboços em papel, depois trabalha os desenhos no computador, “com a ajuda de um software de modelação a três dimensões”, explica Camboa.
A terminar a sua licenciatura em Design Industrial, na UBI, André Camboa quer ficar ligado ao mundo dos automóveis. O jovem natural de Espinho sabe que “o design de automóveis pretende levar a pessoa a comprar um produto pelo aspecto, pela aparência e não só pela marca”. Camboa dá mesmo o exemplo de carros bem sucedidos no mercado sobretudo pelo design inovador, como é o caso do Smart, Chrysler PT Cruiser, e Volkswagen New Beetle, entre outros. São todos veículos “que compramos por terem uma imagem diferente e não tão pela sua marca”. O seu “Vigo” foi criado a pensar num modelo que servisse de mascote à marca espanhola, que fosse possível “associar à SEAT, mesmo que o carro não apresentasse símbolos da marca”.
Daí que o “Vigo” apresente uma carroçaria “com mais 20 centímetros do que a adoptada para o Smart”. Este veículo irreverente, agora concebido por André Camboa, apresenta diversas funcionalidades novas. Tais como a introdução de peças mais alongadas, como é o caso “dos guarda-lamas a surgirem integrados quase ao nível da carroçaria”, o que dá ao automóvel uma linha de cintura mais elevada. A somar a este aspecto, uma diferente colocação de peças, como sejam “os faróis de nevoeiro em posição central”. Também ao nível do tejadilho, o “Vigo” apresenta novidades. Segundo a concepção de André, este automóvel tem uma barra transversal em alumínio que apresenta em relevo o nome do automóvel. De uma cidade espanhola, “por obrigação do promotor do concurso”.
Para além do design, todos os projectos tinham também de obedecer a outros três critérios fundamentais que passavam pela originalidade do conceito, pelo seu potencial de viabilidade industrial e comercial e a orientação “lifestyle – estilo de vida”. O carro desenhado pelo aluno da UBI conseguiu o terceiro lugar, num concurso onde o primeiro prémio foi para Nelson Simões, aluno do Instituto Politécnico de Leiria, que apresentou um SEAT Tejo, e o segundo lugar foi para Paulo Lúcio, designer formado pela Escola Profissional de Imagem, com o SEAT Spãna.
O júri deste concurso foi formado por dois elementos da revista automóvel “Automagazine” e foi presidido por Luc Donckerwolke, Director de Design da SEAT e responsável pelo design dos dois últimos modelos da Lamborghini. A melhor recompensa para André Camboa foi mesmo “jantar ao lado do Director de Design da SEAT”. A troca de palavras deu “para ficar a conhecer alguns passos importantes nesta área”, segundo o estudante da UBI. Mas serviu também de incentivo para o próximo ano. Camboa quer agora conquistar o primeiro lugar neste desafio e ter direito a um estágio de seis meses no Centro de Design da SEAT, em Barcelona. Para além deste programa, o vencedor do concurso tem ainda direito a um prémio monetário de 2500 euros que “serve de ajuda ao estágio”.
Os calendários deste ano “estão alterados” e o concurso decorre mais cedo. Segundo o aluno da UBI, os projectos começam já a ser entregues na segunda quinzena de Outubro e os resultados vão ser conhecidos a 20 de Março do próximo ano. Ideias não faltam e André Camboa espera agora pelas directrizes do próximo desafio. As maquetas dos três projectos vencedores estão em exposição, até 15 de Outubro, no Museu da Electricidade, em Lisboa.


André Camboa consegue, pelo segundo ano, um lugar de destaque no concurso da SEAT
André Camboa consegue, pelo segundo ano, um lugar de destaque no concurso da SEAT


Data de publicação: 2006-10-03 00:00:05
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior