Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 348 de 2006-10-03 |
As fotografias de Marcín Gorski
Fotógrafo polaco esteve na UBI para mostrar “O meu Portugal”. Neste trabalho, Marcín Gorski reúne fotografias de pessoas simples no Interior do país
> Cátia FelícioÉ como um diário, mas escrito com fotografias em vez de palavras. “Fotografia, para mim, é captar o momento”, diz Marcín Gorski, fotógrafo e docente universitário polaco. “O meu Portugal” é um conjunto de fotografias a preto e branco apresentadas por este fotógrafo dia 28, na Universidade da Beira Interior (UBI).
Apesar de não se considerar profissional, os trabalhos revelam um verdadeiro jogo de luz e sombra. A palestra consistiu na mostra de fotografias, a maioria tiradas no Interior do país. “O que dizer aos portugueses sobre Portugal?”, questiona. As histórias por detrás dos retratos que o fotógrafo polaco registou no Fundão, Covilhã, Enxarbada e outras localidades da Beira Interior prenderam a atenção dos muitos alunos que estiveram na Cinubiteca (UBI).
São retratos a preto e branco sobre pessoas que encontra na rua. Marcín Gorski diz que tenta simplesmente captar “aquele instante” de uma forma natural. Enquanto mostra algumas fotografias, conta que um dos senhores que fotografou no Fundão nunca tinha tido uma fotografia sua a não ser a do Bilhete de Identidade. “Em geral, ando com a minha máquina fotográfica todos os dias, procurando algo para recordar”. E acrescenta: “Muitas vezes a minha própria sombra compõe a fotografia”.
“São fotografias intrigantes”, diz Frederico Lopes, docente na UBI e responsável pela organização desta palestra. Faz um balanço positivo do evento e pretendia com esta palestra mostrar aos alunos uma outra forma de fotografar, para lhes abrir os horizontes. O segredo para saber que fotografias tirar? “Olhar para ti mesmo e ver o que queres dizer através das tuas fotografias”, aconselha Marcín.
Este fotógrafo polaco herdou do pai a veia artística. Estreou-se na UBI a apresentar, pela primeira vez em público, as fotografias sobre Portugal, das quais fala como se estivesse a mostrar um objecto muito pessoal.
Veio em 1999 para Portugal e diz que o país é muito atraente para os turistas. Colabora regularmente com o Departamento de Engenharia Civil e considera que as pessoas que reencontra em Portugal parecem imunes ao passar dos anos.
> marcin . gorski @ polsl . pl em 2006-10-03 12:50:16
obrigado Catia
Multimédia