Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 348 de 2006-10-03 |
Festival Y estende-se à Guarda e Fundão
Primeiro espectáculo do festival de artes perfomativas arranca já a 6 de Outubro, no Teatro da Beiras, Covilhã
> Cátia FelícioCovilhã, Fundão, Guarda e Castelo Branco acolhem, de 6 a 31 de Outubro, a quarta edição do Festival Y. Pela primeira vez, este festival de artes performativas estende-se também à Guarda e Fundão.
Performances individuais, teatro de objectos, dança, concertos e ateliers compõem o programa deste evento organizado pela Quarta Parede – Associação de Artes Performativas da Covilhã. O festival decorre no Auditório do Teatro das Beiras (Covilhã), na Casa da Moagem (Fundão), Cine Teatro Avenida (Castelo Branco) e Teatro Municipal da Guarda.
Rui Sena, director artístico da organização, explica a importância deste evento. “A quarta edição do Festival Y (…) é para nós extremamente significativa: primeiro porque conseguimos atingir o objectivo de ter um espaço de programação que se aproxima das rupturas e da contaminação entre o teatro, a dança, as artes plásticas e a música”. E acrescenta: “Segundo porque podemos dizer que hoje a região tem um festival dedicado ao cruzamento das artes contemporâneas”. Realça ainda que o festival veio “unir culturalmente as quatro cidades mais importantes da Beira Interior”.
O festival pretende a valorização da região da Beira Interior. De acordo com Rui Sena, o evento é divulgado através de 50 estruturas existentes em Portugal, Espanha, França e Itália.
O director artístico lamenta a falta de uma sala equipada para este tipo de espectáculos. “O festival Y está sujeito a limitações (…). A mais flagrante é a falta de uma sala devidamente equipada na Covilhã”. Além das barreiras a nível da logística, a Quarta Parede queixa-se também de dificuldades financeiras.
Multimédia