Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 347 de 2006-09-26 |
Rodrive testa bólide em Braga
No intervalo do Nacional de Velocidade, os covilhanenses da Rodrive aproveitam para fazer testes ao monolugar. Com novas afinações o bólide faz melhores tempos e, acredita a equipa, pode vir a vencer corridas
> Notícias da CovilhãA Rodrive Competições, do piloto covilhanense Carlos Rodrigues, esteve na sexta-feira, 15, no Autódromo Vasco Sameiro, em Braga, para várias sessões de treino. A escuderia serrana, que pretende impor-se no Open de Velocidade, tentou aquilatar informações relevantes que lhe permitam evoluir o protótipo CvO R02. Para tal convidou três pilotos para poder colher dados e informações que a Carlos Rodrigues e à sua equipa recolher o máximo de experiência possível.
Estiveram em pista, David Saraiva, Pedro Salvador e João Rebelo Martins. O primeiro a rodar com o CvO foi David Saraiva. O jovem piloto revelou boa adaptação ao carro e não foi dificil vê-lo a rodar rápido logo nas primeiras voltas. Depois, cedeu o volante a Pedro Salvador que rodou muito rápido logo que pegou na viatura, marcando novo recorde para o CvO em Braga. João Rebelo Martins demonstrou algumas dificuldades de adaptação, pois há já algum tempo que não conduz automóveis de competição, tendo-se dedicado ao karting. Contudo, tirou também boas conclusões do protótipo francês.
No que toca aos tempos, a prestação do CvO no circuito de Braga teve para a equipa uma principal conclusão: “O carro pode de facto vir a ser competitivo, pois após a alteração de set-up que foi feita pelos técnicos da Rodrive, ainda na Covilhã, foi possível ver o carro a rodar sete segundos mais rápido por volta do que o CvO que esteve presente no circuito Braga 2”. João Rebelo Martins realizou o seu melhor crono em 1'26"3, David Saraiva rodou mais rápido em 1'20"1 e Pedro Salvador teve a volta mais rápida em 1'19"0. Estes tempos, acreditam os responsáveis, “vêm provar que o CvO pode ganhar corridas. Importa referir, que os tempos verificados se efectuaram apenas no primeiro contacto com o carro, pois os pilotos apenas deram 10 voltas cada um ao circuito”. Logo, segundo as suas informações, alterando alguns parâmetros de geometria será possível tirar mais ou menos 2 segundos por volta, o que deixou a equipa muito satisfeita.
O CvO sofreu um contratempo nestes testes, pois uma avaria na roda traseira direita provocou uma saída de pista a Pedro Salvador que, embora nada de grave tivesse acontecido ao carro e ao piloto, não era possível reparar no local a avaria do cubo da roda traseira, pelo que os testes foram lamentavelmente interrompidos. Contudo, entendem os responsáveis da Rodrive que podem começar a estar reunidas as condições para tornar o CvO num outro trunfo a ter em conta para vencer.
Multimédia