Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os dois vereadores socialistas mostram-se contra esta decisão camarária

Centro de Noite das Cortes continua em polémica

Na última sexta-feira, 8 de Setembro, o Centro de Apoio a Crianças e Idosos de Cortes do Meio voltou a ser o assunto mais quente da sessão de câmara, depois das férias.

> Eduardo Alves

Um dos assuntos que está a marcar a “reentré” política depois das férias é o da não atribuição de um subsídio para a construção do Centro de Noite de Cortes do Meio. Na passada sexta-feira, 8 de Setembro, a reunião de câmara serviu para acrescentar mais alguns episódios a esta “novela”. O pedido de apoio para a construção de um Centro de Noite em Cortes do Meio, por parte do vereador socialista José Serra dos Reis foi recusado pela autarquia. Uma decisão que segundo sociais-democratas se deve “a recomendações do vereador socialista”, mas que para os socialistas, “são perseguições políticas”. Carlos Pinto, presidente da autarquia serrana explica que a postura do vereador socialista na oposição é que tem gerado toda esta confusão. Segundo o mesmo, o vereador da oposição que é também presidente do Centro de Apoio a Crianças e Idosos de Cortes do Meio, “diz que a situação financeira da câmara é periclitante, mas depois vem aqui pedir ajuda para a construção de um centro de noite”. Pinto acaba mesmo por dizer que as responsabilidades das pessoas que fazem parte do executivo camarário, “não passam só por dizer que a situação financeira da autarquia está má”, mas também por apresentar soluções e poupanças na câmara, “não mais despesas”. Confrontado com a possibilidade da falta deste apoio vir a atingir os habitantes da freguesia, Pinto diz apenas que “estão a ser feitos vários investimentos naquela freguesia”.
Leitura diferente de toda a situação têm os dois vereadores socialistas da oposição na autarquia covilhanense. Miguel Nascimento foi quem mais marcou a sua posição perante “a actuação da maioria PSD”. Nascimento apresentou “um protesto perante a forma incorrecta que tem sido aplicada no tratamento deste processo”. O vereador socialista lembra que o relacionamento institucional “tem de ir para além das pessoas e das cores políticas”. Na óptica de Nascimento, a decisão da maioria PSD em não apoiar as obras de construção de um Centro de Noite em Cortes do Meio, “é uma decisão meramente política”. O mesmo acrescenta ainda que “não podem ser misturadas declarações feitas enquanto se é vereador com os pedidos de apoio que são feitos para as instituições”. José Serra dos Reis, vereador socialista e presidente do Centro de Apoio em Cortes do Meio garante que a construção de um Centro de Noite “não vai ficar em causa”. Apenas lembra que a autarquia covilhanense tem vindo a atribuir diversos apoios para estruturas desta natureza e no caso das Cortes, "é mais uma prova de que discriminação política", remata.


Os dois vereadores socialistas mostram-se contra esta decisão camarária
Os dois vereadores socialistas mostram-se contra esta decisão camarária


Data de publicação: 2006-09-12 00:08:02
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior