Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os cursos decorrem no Laboratório de Línguas da UBI

UBI vai ensinar russo

O Laboratório de Línguas da UBI vai iniciar este mês um novo curso. A língua russa vai assim juntar-se ao espanhol, inglês, francês e alemão. Estes cursos extra-curriculares são leccionados há vários anos da UBI e estão abertos a todas as pessoas.

> Eduardo Alves

Ainda durante este mês deve ter início o curso de língua russa no Laboratório de Línguas da UBI. Uma novidade a nível nacional que surge inserida nos diversos cursos ministrados nesta estrutura, associada ao Departamento de Letras, a funcionar na Biblioteca Central. Há vários anos que o Laboratório de Línguas promove cursos, em horário pós-laboral, nomeadamente de francês, inglês, alemão e espanhol, explica Josué Milheiras, técnico responsável pelo Laboratório de Línguas da UBI.
O curso de língua russa surge através de um professor russo que se mostrou disponível para leccionar esta formação. Uma língua que ainda está pouco divulgada em Portugal “mas que começa a ganhar interessados”. Segundo os responsáveis, a grande parte dos alunos que frequentam estes cursos fazem-no por motivos profissionais, como apoio académico a algumas licenciaturas e também pela curiosidade de aprender um novo idioma. Isto porque os cursos que são ministrados no Laboratório de Línguas da UBI estão estruturados em diversas formas. Para além das normais aulas teóricas existe todo um conjunto de suportes tecnológicos que são utilizados nas formações. Desde vídeos, passando por programas informáticos, dicionários específicos e todo um conjunto de software “adaptado a cada país” que permite aos alunos ficar a conhecer, não só a língua, mas também a cultura e a história dos diversos países, atestam os promotores da ideia. O inglês e o espanhol são cursos que funcionam há já três anos, e o de alemão há dois. Este ano inicia-se o curso de francês e também o de russo. Os responsáveis pela estrutura deixam também em aberto a possibilidade de virem ali a ser ministrados cursos de polaco, checo e romeno.
A UBI tem já tradição no ensino de línguas estrangeiras, mas também na própria língua portuguesa. O Departamento de Letras promove há cinco anos um curso intensivo de português para os alunos de Erasmus que vêm estudar para Portugal. Esta universidade foi a primeira a nível nacional a avançar com esta formação. Anualmente passam pela UBI mais de meia centena de alunos estrangeiros que durante o mês de Agosto têm aulas de português.As inscrições para os cursos estão já abertas e podem ser feitas no Laboratório de Línguas da UBI, situado no primeiro andar da Biblioteca Central. Os cursos decorrem em horário pós-laboral, entre as 18 e as 23 horas, dois dias por semana.


Os cursos decorrem no Laboratório de Línguas da UBI
Os cursos decorrem no Laboratório de Línguas da UBI


Data de publicação: 2006-09-05 00:00:03
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior