Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Vários jovens da freguesia estão integrados nesta iniciativa de forma voluntária

Jovens do Ferro protegem floresta

Vários jovens da freguesia do Ferro, no concelho da Covilhã, integraram equipas de vigilância e limpeza da floresta. Uma iniciativa da junta de freguesia local que conta com o apoio do Instituto Português da Juventude (IPJ) e da Câmara Municipal da Covilhã (CMC).

> Eduardo Alves

Paulo Tourais, presidente da Junta de Freguesia do Ferro, dirige as acções das equipas de jovens que este Verão patrulham a zona florestal daquela localidade do concelho da Covilhã. Cinco voluntários responderam positivamente ao desafio lançado pela junta local e inscreveram-se no programa Voluntariado Jovem para a Floresta. Esta acção é promovida pelo Instituto Português da Juventude e decorre em vários concelhos.
No que respeita à freguesia do Ferro, a junta “reconhecendo a importância da Serra de Santo António”, aderiu ao programa com o intuito de “preservar o património riquíssimo da cobertura arbustiva e florestal composta por castanheiros, carvalhos e pinheiros”, adianta o presidente da junta.
Esta acção, que vai também no sentido de “combater o flagelo dos incêndios florestais”, integra várias acções de vigilância e limpeza de toda a mancha florestal da freguesia. Os jovens que integram as várias equipas patrulham as suas áreas de intervenção durante turnos de cinco horas e meia, quer a pé, quer de bicicleta, e também a cavalo. Para além da vigilância à floresta, os intervenientes nesta actividade promoveram algumas acções de sensibilização e distribuíram panfletos informativos à população, com os cuidados a ter em tempo de incêndios.
Outra das acções que se revela pioneira é a identificação dos proprietários dos terrenos que estão inseridos na área vigiada. A este passo, e segundo a junta de freguesia, segue-se um alerta aos proprietários para as necessidades de limpeza dos seus terrenos. A iniciativa que conta também com o apoio do Gabinete de Intervenção Florestal da Câmara Municipal da Covilhã pretende ainda recolher quantidades consideráveis de resíduos que são despejados clandestinamente nas florestas da freguesia.


Vários jovens da freguesia estão integrados nesta iniciativa de forma voluntária
Vários jovens da freguesia estão integrados nesta iniciativa de forma voluntária


Data de publicação: 2006-08-29 00:08:10
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior