Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Em Portugal foram analisados dois jornais diários de referência

Estudar as notícias

Uma docente e uma aluna da UBI participaram num trabalho que está a ser desenvolvido por um grupo de investigadores ibero-americanos. O objectivo deste trabalho consiste em analisar jornais de referência e verificar de que forma se processa, nas notícias, a ligação entre os vários países da América Latina e da Península Ibérica.

> Eduardo Alves

O Diário de Notícias e o Público foram os dois jornais diários portugueses escolhidos pelo grupo Infoamérica, para integrar um estudo que abrange vários países ibero-americanos. Um dos objectivos principais do estudo onde participaram Ivone Ferreira, bolseira de doutoramento em Ciências da Comunicação e Vanessa Martins, aluna do terceiro ano de Filosofia da UBI, passa por analisar a forma como os jornais dos países que falam português e espanhol reflectem a ligação entre si.
Um projecto que abarca três aspectos fundamentais, “estudar dois diários de referência, no que respeita ao tratamento jornalístico das questões ligadas à América Latina, a análise da mulher nos jornais, e a presença de notícias sobre indígenas”. Este trabalho foi realizado através da análise das edições dos dois jornais portugueses entre os dias 1 de Janeiro e 31 de Março de 2006. Todo o conteúdo dos dois jornais foi passado “à lupa” o que deu origem a 2200 notícias com referências aos aspectos necessários para o estudo. Para além dos jornais portugueses foram também analisados, por outros investigadores, publicações como o Clarín e La Nación, da Argentina, O Estado de S. Paulo e O Globo, do Brasil, El Mercúrio, do Chile, El Tiempo, da Colômbia, La Nación, da Costa Rica, El Comercio, do Equador, El País e El Mundo, de Espanha, El Universal e Reforma, do México, El Comercio, do Peru e El Universal e El Nacional, da Venezuela.
Depois de sinalizadas estas notícias “as suas referências eram introduzidas numa base de dados que conduz os resultados ao grupo principal”, explica Ivone Ferreira. A doutoranda acrescenta ainda que este mesmo estudo decorreu em diversos países da América Latina e que o grupo com sede na Universidade de Málaga, vai agora retirar as conclusões devidas. Ainda assim, a base de dados criada por todos os membros participantes “vai ajudar em muitas teses de mestrado e doutoramento”, garante.
Numa primeira análise, e no caso português, as 2200 notícias seleccionadas passam pelo envolvimento de Portugal com Espanha e com o Brasil e também com o papel da mulher nos jornais. Nas várias edições analisadas tentaram estudar “o papel da mulher nos media”, sublinha Ivone Ferreira. A mesma acrescenta que Isabel Pires de Lima, a ministra da Cultura, “é a mulher que mais aparece nos jornais portugueses, em notícias”. Existem depois as páginas de carácter social que são dominadas pela figura feminina.


Em Portugal foram analisados dois jornais diários de referência
Em Portugal foram analisados dois jornais diários de referência


Data de publicação: 2006-08-29 00:00:33
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior