Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Segundo o relatório da OCDE, os gastos com os docentes, no Ensino Superior, são

OCDE quer aumentar propinas

Um relatório da autoria de técnicos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) diz que o valor das propinas devia ser aumentado.

> Urbi

No relatório da OCDE, tornado público no final do passado mês de Julho, que se baseia em dados recolhidos no início do ano, destaca-se a necessidade de aumento das propinas nas universidades portuguesas. Medida que segundo o mesmo estudo deve ser seguida de um “bom sistema de empréstimos estatais”. Stéphanie Guichard e Bénédicte Larre, as duas autoras do estudo, salientam que o aumento de propinas não deve ser uma das principais mudanças nas universidades portuguesas. E a acontecer teria de ser implementado em parceira com “fortes apoios estatais aos alunos” e precavendo a fuga dos melhores para o estrangeiro. Esta medida é defendida pelas autores deste documento como forma de “tornar mais exigentes os alunos”. Para além disso, mais receitas nas universidades significam, no entender deste relatório, melhores meios e métodos de ensino. Ainda assim, as técnicas da OCDE deixam o alerta para aquilo que são “as dificuldades de aplicação deste tipo de medidas”.
O Governo espera agora até Dezembro por mais conclusões deste estudo, encomendado à OCDE. Mas avança já com a maior fatia de sempre do Orçamento de Estado (OE) para a Educação e Ensino Superior, com 5,6 por cento do PIB. Desta fasquia, apenas 1,5 por cento vai parar às instituições do superior e no fim das contas feitas, “a despesa com o pessoal docente é estrondosa”.

Fonte: Diário Económico


Segundo o relatório da OCDE, os gastos com os docentes, no Ensino Superior, são
Segundo o relatório da OCDE, os gastos com os docentes, no Ensino Superior, são "estrondosos"


Data de publicação: 2006-08-23 10:46:29
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior