Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A prova realizada no Sábado, em Monsanto, foi a última do Circuito Nacional de Downhill Urbano.

Downtown Monsanto só para audazes

Mais de 100 pilotos desceram os trilhos da aldeia histórica de Monsanto, numa prova que pôs o ponto final no Circuito Nacional de Downhill Urbano 2006

> Cátia Felício

"Ai Meu Deus que eles matam-se ali". Uma senhora com cerca de 60 anos coloca as mãos na cabeça enquanto vê um piloto passar a grande velocidade "pela gruta". É um espaço estreito entre duas rochas que faz parte do percurso da prova de downtown em Monsanto. Mas os pilotos não se esquecem de travar um pouco, após descer mais uma escadaria onde a velocidade e a perícia são obrigatórias. Trata-se da final do Circuito Nacional de Downhill Urbano 2006 disputada no Sábado, dia 5, em Monsanto. Nesta sétima e última etapa estiveram presentes mais de 120 pilotos vindos de vários pontos do país.
A prova foi bastante técnica e o sinal de partida foi dado no ponto mais alto de Monsanto. Após o primeiro apito, a regra para vencer era apenas parar depois de cortar a meta. Nem as quedas derrubaram os mais audazes.
“Isto é só para duros”, diz uma senhora ao filho. Ambos estão atentos aos saltos junto à rampa já perto do final do percurso. Há gritos nas ruas. Uns pelo espectáculo causado perante os inúmeros voos nas bicicletas. Outros porque alguém perdeu o controlo da bicicleta e lá se vai mais uma queda.
Houve saltos, poeira deixada no ar após a passagem dos mais velozes e trilhos típicos de uma aldeia cuja historicidade está marcada em cada esquina.
No próximo ano, de acordo com Marco Fidalgo, membro da organização do circuito nacional da modalidade, haverá a “Taça de Portugal de Downhill Urbano 2007, assim como uma prova do Campeonato Nacional de Downhill Urbano 20007, tendo o apoio da UCI, órgão máximo do ciclismo mundial".

Sete etapas, o pódio só para os melhores
O Circuito Nacional de Downhill Urbano arrancou a 15 de Abril, em Vila Pouca de Aguiar. Seguiram-se as provas em Portalegre, Leiria, Covilhã, Tomar e Vila Real. A sétima e última etapa realizou-se na aldeia histórica de Monsanto, concelho de Idanha-a-Nova. Paulo Domingues, da Team Biciplus, consagrou-se o melhor da classe elites a nível nacional. Na classe promoção, destaque para José Miguel Campos e Hugo Manteigas, pilotos covilhanenses, que subiram ao pódio com o terceiro e segundo lugar respectivamente.

"Dinamizar o mundo das bikes"


A prova realizada no Sábado, em Monsanto, foi a última do Circuito Nacional de Downhill Urbano.
A prova realizada no Sábado, em Monsanto, foi a última do Circuito Nacional de Downhill Urbano.


Data de publicação: 2006-08-15 00:00:04
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior