Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 338 de 2006-07-25 |
Confraria da Cereja está criada
A escritura foi assinada em Alcongosta, conhecida como a capital deste fruto. O objectivo é dar notoriedade à cereja e dinamizar a sua promoção.
> Notícias da CovilhãEstá criada a Confraria da Cereja de Portugal. Um projecto anunciado em Novembro último e agora concretizado. A escritura pública foi celebrada na passada semana, na Quinta das Pedralvas, Alcongosta, freguesia com a maior produção do fruto, no concelho do Fundão.
O objectivo da Confraria passa pela defesa da cereja nacional, desenvolver e apoiar alguns trabalhos de investigação sobre o fruto e dinamizar a sua promoção no país e no estrangeiro", explica José Rapoula, presidente da Cooperativa de Fruticultores da Cova da Beira e um dos 12 dinamizadores da ideia, entre produtores e gente que mostra interesse pela cereja.
Este responsável reconhece que já existem diversas associações e entidades que juntam produtores por todo o país, "mas a vantagem da confraria passa pelos eventos promocionais e por vir a contar com figuras conhecidas como confrades", salienta. "Tudo isto vai ajudar a chamar a atenção para o fruto", realça.
"Até final do Verão deve acontecer o primeiro capítulo (assembleia-geral) da confraria, para escolha da sede e tomada de posse dos órgãos sociais: o triunvirato (direcção) e a vedoria (conselho fiscal)", refere José Rapoula. "Nessa altura contamos também receber os primeiros confrades", adianta.
Segundo José Rapoula, a produção nacional de cereja ascende a 11 a 12 mil toneladas por ano, cerca de metade da qual proveniente da Cova da Beira. Depois da criação da Confraria da Pêra Rocha, na região Oeste, "esta é a segunda confraria dedicada a um fruto em Portugal", informa.
> mjtoscano @ sapo . pt em 2006-07-30 10:38:50
Gostaria de fazer parte dessa confraria.
O que é necessario ?
Multimédia