Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A tese de desporto apresentada na UBI fala sobre a história da educação física

A origem da Educação Física

Com o aparecimento do racionalismo, a educação física ganhou também novos contornos. Uma dissertação de mestrado apresentada na UBI fala agora sobre a história dessa ciência.

> Eduardo Alves

Carlos Miguel Timóteo Pires trouxe até à Sala dos Conselhos, na UBI, uma dissertação de mestrado sobre algumas passagens históricas da Educação Física. Desde o aparecimento do termo, com Réne Descartes, “estávamos então em pleno racionalismo”, até aos dias de hoje, “em que passam a ser empregues outros conceitos”.
“A educação física e o racionalismo” é o título desta tese de mestrado que pretende “sustentar a ideia de que a educação física nasceu com o racionalismo”, explica o autor do estudo. Esta data está assinalada por Carlos Pires, precisamente porque “foi quando houve uma maior preocupação com o corpo”.
Hoje as coisas parecem estar bem diferentes e um dos conceitos “melhor empregue” é o de desporto. Na sua tese, Carlos Pires adianta que a evolução das mentalidades e das práticas levou a isso. Este estudo vai também no sentido de renovar e acrescentar algo ao conhecimento da história da educação física.
A dissertação teve a nota de Muito Bom dada por um júri composto por Luís António Nunes, professor associado da Universidade da Beira Interior, Lourenço, Manuel Sérgio Vieira e Cunha, professor catedrático aposentado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa e Fernando Franco de Almada, professor associado do Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior.


A tese de desporto apresentada na UBI fala sobre a história da educação física
A tese de desporto apresentada na UBI fala sobre a história da educação física


Data de publicação: 2006-07-25 00:03:58
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior